Resolvido “mistério azul” de Ceres, o planeta anão

NASA

Ceres é um planeta anão localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter

Stefan Schröder, cientista planetário da agência espacial alemã DLR, liderou a equipa que resolveu o mistério da cor azul que envolve algumas áreas do planeta anão Ceres.

Novas experiências realizadas em laboratório permitiram concluir que os eventos de impacto em Ceres fizeram com que material misturado com gelo subisse à superfície do planeta anão.

Por sua vez, o gelo, embutido na estrutura cristalina dos minerais de argila, sublimou e restou um pó, finamente poroso, que reflete a luz solar com uma cor azul devido à sua estrutura esponjosa.

“Como Ceres não tem atmosfera, o gelo de água não é estável na superfície do planeta anão e sublima rapidamente. Isto significa que passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa”, explicou Stefan Schröder, do Instituto DLR de Investigação Planetária, em comunicado.

NASA / DLR

Material azul na superfície de Ceres

A equipa conseguiu simular, em laboratório, o que acontece quando o gelo de água, como aquele inicialmente introduzido na estrutura cristalina de minerais, escapa para o Espaço.

“O que resta em Ceres é uma camada de poeira finamente porosa, quase esponjosa, que é responsável pelas superfícies azuladas e brilhantes de algumas crateras de impacto recentes”, disse Schröder.

Os cientistas chegaram a estas conclusões em pouco menos de uma semana. De acordo com o EurekAlert, observaram material que continha gelo de água (que correspondia ao material presente nas manchas azuis de Ceres) em laboratório sob condições de vácuo e a temperaturas semelhantes às do cinturão de asteróides externo.

As descobertas foram recentemente publicadas na Nature Communications.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …

Governador de Nova Iorque "reescreveu relatório" para esconder mortes em lares

  Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito …

"Europa vai andar para trás". Pandemia faz "descarrilar conquistas de igualdade"

Empregos perdidos, horários de trabalho reduzidos e violência doméstica crescente provam que o impacto da pandemia foi mais forte nas mulheres e fez “descarrilar as conquistas de igualdade”, alerta o Instituto Europeu para a Igualdade …

Tancos. Ex-diretor da PJM vai ser julgado por violação do segredo de justiça

O ex-diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM), Luís Vieira, vai ser julgado por violação do segredo de justiça por alegadamente ter falado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o então …

China quer reescrever o sistema eleitoral de Hong Kong para eliminar divergências

Pequim está a planear reescrever o sistema eleitoral de Hong Kong para eliminar qualquer desafio à sua autoridade por parte da legislatura local, fechando uma das últimas vias de dissidência no território semi-autónomo chinês.  O Conselho …