Resolvido “mistério azul” de Ceres, o planeta anão

NASA

Ceres é um planeta anão localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter

Stefan Schröder, cientista planetário da agência espacial alemã DLR, liderou a equipa que resolveu o mistério da cor azul que envolve algumas áreas do planeta anão Ceres.

Novas experiências realizadas em laboratório permitiram concluir que os eventos de impacto em Ceres fizeram com que material misturado com gelo subisse à superfície do planeta anão.

Por sua vez, o gelo, embutido na estrutura cristalina dos minerais de argila, sublimou e restou um pó, finamente poroso, que reflete a luz solar com uma cor azul devido à sua estrutura esponjosa.

“Como Ceres não tem atmosfera, o gelo de água não é estável na superfície do planeta anão e sublima rapidamente. Isto significa que passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa”, explicou Stefan Schröder, do Instituto DLR de Investigação Planetária, em comunicado.

NASA / DLR

Material azul na superfície de Ceres

A equipa conseguiu simular, em laboratório, o que acontece quando o gelo de água, como aquele inicialmente introduzido na estrutura cristalina de minerais, escapa para o Espaço.

“O que resta em Ceres é uma camada de poeira finamente porosa, quase esponjosa, que é responsável pelas superfícies azuladas e brilhantes de algumas crateras de impacto recentes”, disse Schröder.

Os cientistas chegaram a estas conclusões em pouco menos de uma semana. De acordo com o EurekAlert, observaram material que continha gelo de água (que correspondia ao material presente nas manchas azuis de Ceres) em laboratório sob condições de vácuo e a temperaturas semelhantes às do cinturão de asteróides externo.

As descobertas foram recentemente publicadas na Nature Communications.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …