Repórter faz mamografia para programa de TV e descobre que tem cancro

Repórter Amy Robach, da ABC (foto: BBC)

Amy Robach, repórter do programa Good Morning America, da cadeia americana ABC (foto: BBC)

A jornalista americana Amy Robach revelou ter descoberto que tinha cancro de mama e ter sido submetida a uma dupla mastectomia, um mês após ter feito um exame para detectar a doença durante uma reportagem para o programa de TV no qual trabalha.

Amy Robach fez a mamografia como parte de uma reportagem especial sobre o cancro de mama apresentada no programa Good Morning America, da rede americana ABC. Pouco depois de o programa ter sido emitido, a jornalista, que tem 40 anos, foi diagnosticada com cancro de mama.

Amy contou à BBC que estava relutante em fazer o exame, mas que Robin Roberts, apresentadora do programa, a convenceu, dizendo que a reportagem valeria a pena se ajudasse a salvar nem que fosse apenas uma vida.

“Nunca me ocorreu que essa vida seria a minha“, disse Amy Robach.

 

Exame adiado

Os produtores do programa tinham escolhido Amy para fazer a mamografia precisamente por ela ter 40 anos, idade recomendada nos Estados Unidos para que as mulheres comecem a fazer o exame regularmente.

Amy decidiu aceitar a sugestão dos produtores porque tinha estado a adiar durante meses ir ao laboratório fazer a mamografia, por causa do trabalho e da rotina com os dois filhos.

“Achava que, se eu estava nesta situação, outras mulheres podiam estar a adiar os seus exames também.”

 

Luta

No programa, exibido no dia da consciencialização sobre o cancro da mama, Amy comenta o exame que acabara de fazer, dizendo que tinha doído muito menos do que esperava.

Amy achava que a sua experiência tinha acabado ali, mas poucas semanas depois foi chamada para fazer mais exames e os médicos confirmaram que a repórter tinha cancro.

“Estamos a preparar-nos para a luta, que está só a começar“, disse a jornalista, que teve os dois seios removidos e fez uma cirurgia plástica de reconstrução.

Segundo os médicos que assistiram Amy, o exame feito durante o programa salvou a vida da jornalista.

“Espero que a minha história inspire as mulheres para que façam a mamografia e o auto-exame”, diz Amy Robach. “Nada de desculpas. É a diferença entre a vida e a morte.”

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …