Repórter faz mamografia para programa de TV e descobre que tem cancro

Repórter Amy Robach, da ABC (foto: BBC)

Amy Robach, repórter do programa Good Morning America, da cadeia americana ABC (foto: BBC)

A jornalista americana Amy Robach revelou ter descoberto que tinha cancro de mama e ter sido submetida a uma dupla mastectomia, um mês após ter feito um exame para detectar a doença durante uma reportagem para o programa de TV no qual trabalha.

Amy Robach fez a mamografia como parte de uma reportagem especial sobre o cancro de mama apresentada no programa Good Morning America, da rede americana ABC. Pouco depois de o programa ter sido emitido, a jornalista, que tem 40 anos, foi diagnosticada com cancro de mama.

Amy contou à BBC que estava relutante em fazer o exame, mas que Robin Roberts, apresentadora do programa, a convenceu, dizendo que a reportagem valeria a pena se ajudasse a salvar nem que fosse apenas uma vida.

“Nunca me ocorreu que essa vida seria a minha“, disse Amy Robach.

 

Exame adiado

Os produtores do programa tinham escolhido Amy para fazer a mamografia precisamente por ela ter 40 anos, idade recomendada nos Estados Unidos para que as mulheres comecem a fazer o exame regularmente.

Amy decidiu aceitar a sugestão dos produtores porque tinha estado a adiar durante meses ir ao laboratório fazer a mamografia, por causa do trabalho e da rotina com os dois filhos.

“Achava que, se eu estava nesta situação, outras mulheres podiam estar a adiar os seus exames também.”

 

Luta

No programa, exibido no dia da consciencialização sobre o cancro da mama, Amy comenta o exame que acabara de fazer, dizendo que tinha doído muito menos do que esperava.

Amy achava que a sua experiência tinha acabado ali, mas poucas semanas depois foi chamada para fazer mais exames e os médicos confirmaram que a repórter tinha cancro.

“Estamos a preparar-nos para a luta, que está só a começar“, disse a jornalista, que teve os dois seios removidos e fez uma cirurgia plástica de reconstrução.

Segundo os médicos que assistiram Amy, o exame feito durante o programa salvou a vida da jornalista.

“Espero que a minha história inspire as mulheres para que façam a mamografia e o auto-exame”, diz Amy Robach. “Nada de desculpas. É a diferença entre a vida e a morte.”

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …