O primeiro remoinho de poeira ouvido em Marte (mas ninguém tente ouvir sozinho)

NASA

Rover Perseverance em Marte

Nunca tinha acontecido: ouvir um remoinho de poeira a deslizar pela superfície do planeta. O Rover Perseverance tinha o microfone ligado.

Golpe de sorte? Insistência? Tentativa/erro? Boa colocação?

O Rover Perseverance, que está em Marte desde Fevereiro, tinha o microfone ligado quando se ouviu o som de um remoinho de poeira, no planeta.

Foi a primeira vez que tal ficou registado, revela um estudo publicado na revista Nature Communications, nesta terça-feira.

O remoinho movimentou-se a cerca de 40 quilómetros por hora, explodindo areia e partículas à medida que avançava. O fenómeno foi captado na cratera Jezero.

O próprio responsável da NASA, o professor Roger Wiens, admite que este foi um momento de sorte – o microfone só grava, em média, cerca de três minutos a cada dois dias.

Já quase 100 remoinhos de poeira foram captados pela equipa, ao longo dos últimos meses. Mas só imagens, fotografias. Sem som, até agora.

O microfone permite aos especialistas reunir amostras, não exactamente na velocidade do som, mas quase 100 mil vezes por segundo.

Esye remoinho de poeira tem mais de 118 metros de altura e cerca de 25 metros de largura; ou seja, cerca de 10 vezes mais largo do que o próprio Rover Perseverance.

A pressão do ar em Marte é muito menor do que na Terra: os ventos movem-se com cerca de 1% da pressão do ar terrestre.

Estima-se que, se um terrestre estivesse em Marte naquele momento, nunca conseguiria ouvir o remoinho pelos próprios ouvidos: porque, expondo os ouvidos à pressão do planeta, a baixa pressão externa deveria estourar imediatamente os tímpanos e a pessoa ficaria surda (além de não ter ar para respirar).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.