Cientistas australianos desenvolveram um remédio que, ao imitar o sistema imunológico dos tubarões, pode ajudar a combater uma doença incurável de pulmão.
A pneumonia intersticial idiopática ou fibrose pulmonar idiopática (FPI) cicatriza o tecido pulmonar e faz com que o órgão perca a sua elasticidade, o que causa cada vez mais dificuldade para respirar.
O novo medicamento é chamado de AD-115 e foi desenvolvido por cientistas da Universidade La Trobe, na Austrália, e pela empresa de biotecnologia AdAlta. Agora, os especialistas esperam que este novo remédio possa começar a ser testado em breve.
Os testes iniciais tiveram como alvo as células que provocam a doença pulmonar crónica, através da criação de uma proteína humana que imita os anticorpos encontrados nos tubarões. A investigação não prejudicou nenhum animal e foi necessária apenas a extração de uma simples amostra de sangue de um tubarão Orectolobidae.
“A fibrose é o resultado final de muitas feridas e lesões diferentes. Essa molécula pode matar as células que causam fibrose”, explicou o cientista Mick Foley.
Os sintomas da doença incluem dificuldade para respirar, que piora com o tempo, e uma tosse persistente e seca. Atualmente, não há qualquer cura para a FPI, logo o tratamento serve apenas para aliviar os sintomas e conter o desenvolvimento da doença.
Mick Foley, que também pertence à AdAlta, afirmou que a empresa arrecadou 6 milhões de libras desde que as ações entraram na Bolsa de Valores da Austrália – e a ideia é usar esse dinheiro para investir em testes humanos em 2018.
O novo medicamento também mostrou potencial para tratar doenças hepáticas ou problemas de degeneração da vista causados pela idade.
ZAP // BBC
“Cientistas australianos desenvolveram um remédio que, ao imitar o sistema imunológico dos tubarões, pode ajudar a combater uma doença incurável de pulmão.”
Seria interessante explicar a mais-valia da droga ao imitar o sistema imunológico dos tubarões. Afinal que importância a imitação pode ter, se os tubarões nem pulmões têm? Lamentavelmente o artigo não dá qualquer explicação, apesar de dar relevo a essa particularidade.
Passo a explicar: é que o tubarão NÃO TEM DOENÇAS!!! É verdade! Não é conhecida qualquer doença contraída por um tubarão (não sei se todas as espécies, mas algumas isso acontece). Esclarecido? Realmente a notícia podia estar mais completa, mas trata-se da imprensa “moderna”…
Maravilhoso esta descoberta. Deus é pai, sera que vira logo para o Brasil. Vou amalos cada vez mais o rei dos mares.