Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem.

As florestas tropicais albergam metade das espécies do mundo, mas com estas a entrarem em vias de extinção a um ritmo acelerado, é difícil para os investigadores acompanhar de perto a saúde geral dos ecossistemas, mesmo em locais onde a vida selvagem é protegida. Os cientistas descobriram que os dados observados através de registos fotográficos podiam ajudar.

“Os ecossistemas da floresta tropical são extremamente diversos, e o nosso estudo mostra que as comunidades de mamíferos nas florestas podem ser previsivelmente diferentes, e essas diferenças podem ser controladas, em parte, por diferenças na produtividade das plantas nas florestas”, disse Daniel Gorczynski, autor do estudo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B a 17 de fevereiro de 2021

Gorczynski e os outros autores, analisaram imagens da Rede de Avaliação e Monitorização de Ecologia Tropical (TEAM), que usa câmaras ativadas por movimento para controlar as tendências de espécies que habitam em florestas tropicais na Ásia, África e América do Sul.

“Descobrimos que espécies com características únicas – ou seja, que são muito grandes ou comem alimentos muito restritos – são relativamente mais comuns em florestas com alta produtividade”, disse Gorczynski, referindo-se à medida que os ecologistas usam para caracterizar a taxa geral de crescimento das plantas dentro de uma floresta.

“Acredita-se que a produtividade mais alta torna os recursos raros – como é o caso de certos tipos de alimentos que as espécies únicas frequentemente comem – mais prontamente disponíveis”, referiu, acrescentando que como “são únicas, não precisam de competir com outras espécies por recursos raros e podem persistir em abundâncias maiores”.

Segundo o Phys, as espécies consideradas únicas variam de acordo com o local, sendo que alguns exemplos incluem elefantes, antas e macacos.

O especialista frisou que essa relação entre a diversidade funcional dos mamíferos e a produtividade das florestas nunca tinha sido revelada.

O co autor do estudo Jorge Ahumada, cientista de vida selvagem da Conservation International, referiu que o estudo também mostra que as atividades humanas destrutivas, como o desmatamento, diminuem a diversidade de características das espécies em zonas protegidas.

“Descobrimos que em zonas onde há uma grande tendência de extinção, esta se deve sobretudo ao desmatamento significativo ou à caça ilegal e os grandes carnívoros como leopardos e gatos dourados são os primeiros a morrer”, disse Ahumada.

O ecologista explica que “sem esses predadores, cadeias alimentares inteiras podem ser desequilibradas. Eventualmente, as populações de herbívoros menores vão disparar, forçando uma maior competição pelos mesmos recursos limitados”.

Os investigadores defendem são necessários mais estudos de ciência de dados para entender as ramificações das extinções de espécies locais e abordar outras questões fundamentais na conservação, ecologia e biologia da vida selvagem.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …