Relação de Lisboa anula sentença que exigia 50 mil euros a Armando Vara

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

A Relação de Lisboa decidiu anular a sentença imposta pelo Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão a Armando Vara, por duas violações do dever de defesa de mercado na qualidade de vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

No acórdão, a que a agência Lusa teve acesso, a 5ª Secção do Tribunal da Relação de Lisboa deu provimento à defesa de Armando Vara, que considerou ter o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, em Santarém, realizado uma “alteração substancial dos factos”.

No recurso, os advogados Rui Patrício e Tiago Geraldo observaram que a sentença de 15 de julho de 2013, que condenou Armando Vara ao pagamento de uma coima de 50 mil euros, “escora-se num facto novo, introduzido, por iniciativa oficiosa do tribunal [de Concorrência, Regulação e Supervisão], já ao cair do pano, depois das alegações finais”.

Com a decisão da Relação de Lisboa da passada terça-feira em anular a sentença, as juízas desembargadoras determinaram que deve “ser proferida outra [sentença] que não enferme do aludido vício, ou de qualquer outro, isto sem prejuízo da necessidade de reabertura da audiência”.

Armando Vara, vice-presidente da CGD de 2006 a 2007, foi condenado pelo Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, em coima única, a 50 mil euros, com suspensão parcial da execução de 25 mil euros pelo prazo de dois anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora. O marcador mais prolífico do mundo pode …

Inteligência Artificial vai permitir aos bombeiros de Lisboa serem mais rápidos

Os bombeiros de Lisboa poderão brevemente diminuir o tempo de resposta a incidentes, como inundações ou incêndios, com a ajuda de um modelo de inteligência artificial hoje apresentado que prevê a probabilidade de ocorrências graves …

Jovem violada por três homens no Quénia. "Foi imprudente", diz Universidade

Uma estudante foi violada por três homens durante a noite, no campus da Universidade de Nairobi, no Quénia. "Foi imprudente", disse a instituição, que já apresentou um pedido de desculpas. A Universidade de Nairobi, no Quénia, …

Leixões condenado a dois anos de proibição de participar na I e II ligas

Acusado de corrupção, o clube vai pagar uma multa de 60 mil euros. Gustavo Oliveira, Carlos Daniel Silva 'Aranha', Rui Dolores, Hugo Guedes e João Tiago Rodrigues foram condenados a prisão efetiva. O Leixões foi esta …

Incêndio de grandes dimensões deflagra junto à Gare de Lyon em Paris

Um violento incêndio levou a que a Gare de Lyon, em Paris, tivesse de ser evacuada preventivamente. Em causa estão protestos de opositores congoleses em relação a um concerto. Incêndios ateados por opositores congoleses obrigaram a …

Montijo. PCP insiste na opção Alcochete e diz que não cede à "chantagem do Governo PS"

O PCP acusou hoje Governo, PS e grupos económicos de chantagem sobre o parlamento e as autarquias por causa do novo aeroporto do Montijo, a que os comunistas dizem não ceder, e insistiu na opção …

Polícia desmantela "fábrica de bebés" em armazém na Nigéria

Uma operação secreta da polícia nigeriana resgatou 24 bebés e quatro adolescentes grávidas de uma "fábrica de bebés" na cidade de Port Harcourt,  capital do estado de Lagos. De acordo com a agência Lusa, o comissário …