Reino Unido recebe 34.000 pedidos de visto de Hong Kong em dois meses

LucasTheExperience / Flickr

Em apenas dois meses houve 34.000 pedidos de um novo visto criado pelo Governo do Reino Unido para pessoas de Hong Kong que buscam residência no país, revelaram as autoridades britânicas.

De acordo com o Guardian, nos primeiros três meses do ano apenas 5.354 cidadãos da UE pediram visto no Reino Unido, inclusive visitantes de curta duração. Houve ainda 26.903 pedidos de asilo.

Este novo visto permite que os titulares de estatuto de cidadão britânico e os seus familiares imediatos solicitem vistos de entrada por dois períodos de 30 meses ou um único período de cinco anos. Depois de cinco anos, podem solicitar a residência no Reino Unido e a cidadania após mais 12 meses.

A medida foi lançada em resposta à nova lei de segurança nacional imposta a Hong Kong pelo governo chinês. Dados publicados na quinta-feira revelam que houve 34.300 inscrições nos primeiros três meses de 2021, embora as inscrições só tenham sido abertas em 31 de janeiro. Até o momento, 7,2 mil dos pedidos foram atendidos.

Uma avaliação das autoridades britânicas, publicada em 2020, estimava que 500.000 pessoas com este estatuto e os seus dependentes entrariam no Reino Unido no primeiro ano, com mais de 1 milhão em cinco anos.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.