/

Reino Unido vai testar “passaportes covid” em cinemas e eventos desportivos

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

O Governo britânico vai começar a testar este mês os “passaportes“ covid-19 em cinemas e eventos desportivos no âmbito da estratégia de redução gradual das restrições no país, onde metade da população adulta já tomou uma dose da vacina.

Com estes passaportes, as pessoas poderão comprovar que foram vacinadas, que têm um teste negativo para a covid-19 ou anticorpos após vencer a doença, segundo revelam os meios de comunicação locais.

O objetivo é que esta espécie de atestados – contra os quais vários deputados se manifestaram – possam contribuir para o regresso seguro dos espetadores a eventos como jogos de futebol, conferências, cinemas ou até mesmo a discotecas, sem que haja necessidade de impor distanciamento social.

Os ensaios arrancam este mês e prolongam-se até meados de maio, envolvendo eventos como a semifinal da Taça da Associação de Futebol, que terá lugar em Sheffield, e teatros.

A BBC noticiou que o Sistema Nacional de Saúde (NHS na sigla em inglês) britânico está a trabalhar num sistema que permite às pessoas demonstrar a sua situação de saúde em relação à covid-19 através de uma aplicação ou de um certificado em papel.

O Governo liderado por Boris Johnson, refere ainda o canal de televisão estatal, está também a ouvir especialistas para saber como lidar com a ausência destes certificados no caso das pessoas que não podem ser vacinadas.

Certo é que o Governo não quer que os “passaportes“ sejam usados para entrar em lojas que vendem produtos não essenciais, cuja reabertura está marcada para 12 de abril.

Os detalhes do plano de desconfinamento deverão ser revelados esta segunda-feira por Boris Johnson, incluindo as autorizações de viagens de e para o estrangeiro.

Por outro lado, o canal avança ainda que Boris Johnson anunciou uma nova campanha de testagem em massa, na qual todos em Inglaterra poderão fazer um teste à Covid-19 duas vezes por semana, a partir de 9 de abril.

O objetivo do novo programa de testes em massa é quebrar cadeias de transmissões e detetar casos sem sintomas, numa altura em que o país está a desconfinar. O secretário da saúde disse que esta medida ajudaria a evitar quaisquer surtos.

O país vai anunciar esta segunda-feira o plano para a retoma das viagens internacionais, que consistirá num sistema de cores, conhecido como “semáforo“, dependendo do nível de risco de cada país. A data provisória para esta retoma é 17 de maio.

Quem viajar para países com sinalização “verde” – isto é, com baixo risco de contágio – fará um teste à covid-19 antes e depois da viagem.

Já os que vão para países com risco “amarelo” ou “vermelho” terão que se isolar posteriormente.

Atualmente, as pessoas que chegam do exterior ao Reino Unido são obrigadas a um isolamento de 10 dias.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.