/

Reino Unido aprova lei “Big Brother”

8

Em 1949 George Orwell alertava-nos para os perigos de um mundo onde os cidadãos estavam sob constante vigilância com o seu célebre Nineteen Eighty-Four.

Menos de um século depois os seus receios parecem tornar-se realidade, com a aprovação de uma nova lei no Reino Unido que põe em risco a privacidade de todos.

A lei que os defensores da privacidade mais temiam foi aprovada esta semana, tornando o Reino Unido num dos países que mais facilmente poderá espiar os seus cidadãos, sem que sequer seja necessário fazê-lo de forma secreta, como até agora acontecia.

Agora, todo o tipo de abusos passam a ser perfeitamente legais, explica o The Guardian.

Ainda antes do fim do ano, os operadores de telecomunicações serão obrigados a guardar o histórico de todos os sites que os clientes visitarem, a manter esses dados durante 12 meses, e a facilitar esses dados à polícia, serviços de segurança e demais entidades oficiais.

Também são dados novos poderes às autoridades para que possam fazer hack de computadores e smartphones com vista à recolha de dados.

Os propoenentes e apoiantes desta lei dizem que tal é necessário para “garantir a segurança num mundo em que os terroristas tiram partido da internet”.

Os opositores relembram que a aprovação desta lei num país ocidental dito civilizado vem apenas dar uma desculpa para que outros países com regimes opressivos utilizem leis idênticas para perseguir todas as vozes que queiram silenciar, dizendo “o Reino Unido também tem estas leis, não estamos a fazer nada que eles já não façam!”

Na prática, este lei vem apenas tornar ainda mais fácil abusar da informação que anteriormente estava apenas ao alcance de serviços como a NSA e o GCHQ.

Agora, para além dos poucos espiões que podiam brincar ao Big Brother e espreitar a vida de quem quisessem, qualquer polícia ou agente oficial britânico poderá divertir-se a ver o que é que os seus vizinhos, familiares, amigos ou inimigos, fazem na internet.

E quando uma nação chega a este ponto na Guerra contra o Terrorismo, o terrorismo já ganhou.

ZAP / Aberto até de Madrugada

8 Comments

  1. «Menos de um século depois»… Muito menos de um século depois.

    Parece que George Orwel, aliás, Eric Arthur Blair, até era bruxo! Nada disso, ele era agente do MI6, os serviços secretos britânicos e tinha acesso a todos os planos futuros sobre desenvolvimento de tecnologias para espionagem.
    Embora a invenção do computador estivesse ainda numa fase embrionária pela inteligência de outro inglês, Alain Turing e dum austríaco, Von Neumann, Orwell sabia muito mais do que os cidadãos comuns sobre perspectivas futuras para técnicas de espionagem.
    Com a sua fértil imaginação, não foi difícil prever coisas que se iriam passar e passá-las para a escrita.
    No ano de 1949, logo no pós guerra, sobretudo nos Estados Unidos e na União Soviética, já se desenvolviam avançadas técnicas de comuinicação e se pensava na exploração espacial com o advento da propulsão dos foguetões. A par de tudo estava Orwell e por isso imaginou bem como tudo viria a ser num curto prazo.

  2. Falta acrescentar que o terrorismo é criado pelos autores destas leis para assim poderem contornar as liberdades dos cidadãos comuns reduzindo os direitos democráticos a zero.
    Este é o plano dos globalistas inimigos da democracia. manter o mundo em estado de sítio com as populações aterrorizadas e medrosas dispostas a aceitar estas leis absurdas.
    As elites aristocráticas da nobreza e do poder económico e financeiro querem os cidadãos sob controlo e sem direitos. Para isso servem-se dos mais hediondos meios e processos criando um estado de terror permanente para que os cidadãos não se indignem e se deixem escravizar. Por isso lhe controlam a instrução, a informação e a cultura. Povo ignorante julgando-se culto e informado. Mas que na verdade é manipulado inconscientemente.

  3. Comvenhamos que há “problemas” sérios que esses srs globalcoisa procuram resolver… A saber: Há já gente a mais no planeta terra… , Há demasiados países, demasiada variedade racial, Há demasiada disparidade de rendimento…
    Solução: Criar uma Elite ultra-salvaguardada, atirar massivamente os povos pobres para dentro do território dos povos “ricos” (mas só homens jovens, para garantir o sucesso da operação)- estes estão habituados a ter filhos em barda, que a opinião das mulheres é como uma balido – não conta. Daí até à criação da “raça castanha” uniforme é só esperar poucas gerações. Entretanto, a segurança social dos “ricos” vai ter de pagar as contas (à custa dos que lá nasceram) porque essa gente não vai arranjar empregos porque não os há. Os hoteis vão ser nacionalizados para dar teto a essa gente (como já está a acontecer em Itália) e, como de costume, o povo vai ser cilindrado por essa gente e pela polícia dos respetivos países, que afirma “só estar a cumprir ordens” enquanto os metem na proverbial trampa.
    Entretanto, os “direitos” dos cidadãos vão sendo transformados, transformados até chegar a … nada, nem snifam a realidade verdadeira que os espera, tadinhos.
    Mas pelo menos têm realiti shows para ocuparem os miolinhos entretanto. Isso sim é real! e importante para a vida futura! Chega de preocupações! A política é só teatro, não é vida real… Acham? Ah, e o Fidel vai ser canonizado (fake). Mas té parece.

  4. ‘E quando uma nação chega a este ponto na Guerra contra o Terrorismo, o terrorismo já ganhou.’ Só quem, com sorte, ainda não sobreviveu a uma arremetida de bárbaros oligofrénicos pode produzir um comentário destes. Que me importa que me espiem a nudez? Que lhes faça bom proveito!

  5. Carlos, mas quem está falando em ” nudez”? Isso é o que menos importa a “eles”, os que querem governar a todos, como é feito em países controlados pelo islamismo, onde todas pessoas que vivem sob aquele regime ditatorial, regem sua forma de “viver”, e quem não se submeter é eliminado, mas antes recebe advertência e punições, e se insistir na revolta aí é eliminado para “servir de exemplo” aos demais que se amoldarao ao sistema imposto e por isso que socialistas que governam países no ocidente, apoiam o islã, não querem liberdade e democracia, querem ditar as regras e fazer com que as massas fiquem neste rígido controle.

  6. A diferença entre o Império Romano (criador dos impostos, capitalismo e percursor da escravatura) e a sociedade actual é que o controle desta é feito tecnologicamente de forma cirúrgica, precisa e invasiva. A liberdade apregoada no ocidente definha incentivando perigosamente o verdadeiro terrorismo! Não se estranhe por isso o transporte de ocidentais para o califado como ilusório arbítrio de justiça se tratasse!

  7. Quantas vitimas mortais o terrorismo faz contra o número de vitimas mortais por má assistência médica? Má assistência médica por desvio de fundos da saúde para o contra-terrorismo. É por isso que confio mais nos ladrões do que nos governos. E os burros dos carneireiros continuam a votar nestes escroques para governantes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.