O rei dos livres? Cristiano Ronaldo não está nem perto

John Thys / AFP

Deveria Cristiano Ronaldo bater os livres na Juventus e na Seleção? As estatísticas sugerem que não. CR7 precisa de assumir 200 livres para marcar três golos.

O nome do jogador que mais livres diretos cobrou nas principais ligas europeias nas últimas quatro épocas não surpreenderá os mais atentos, mas o mesmo já não se poderá dizer da distância que o separa do segundo classificado, curiosamente ambos reconhecidos como os dois melhores jogadores da sua era.

Leo Messi assumiu nada menos do que 159 cobranças e atrás dele surge Cristiano Ronaldo com 66.

O argentino lidera não só no total de livres cobrados como também no número de golos obtidos, com 19. O segundo maior “goleador” da disciplina é certamente uma surpresa para a maioria dos leitores: James Ward-Prowse.

O médio inglês do Southampton (26 anos, €28M de valor de mercado), que soma apenas seis internacionalizações pela Seleção dos “três leões”, concretizou nove golos em 53 disparos de livre, desde o verão de 2017.

GoalPoint

Serão estes os melhores batedores de livres nas principais ligas europeias? Messi (com uma taxa de conversão de 12%) não se limita a bater os livres diretos do lado direito do campo, nem tão pouco parece ter uma preferência do lado da baliza para onde aponta o seu disparo.

Assumimos, então, que o astro argentino muda a sua abordagem em função do comportamento do guarda-redes e da posição da barreira, mas a verdade é que a sua eficácia é bem evidente.

Ward-Prowse parece ter um livre-tipo, não só no que toca à colocação da bola, como também no local de onde assume a cobrança. Um livre que tende mais para o lado esquerdo do campo e rematado ao poste mais próximo é a impressão digital do inglês, que só esta época já leva quatro golos em 16 tentativas, na Premier.

Uma questão de eficácia

A nossa equipa está empatada num jogo decisivo e foi assinalado um livre direto a 25 metros da baliza no último minuto. Quem escolheria para bater essa bola parada: Cristiano Ronaldo ou James Ward-Prowse? Kevin De Bruyne ou Sergej Milinkovic-Savic?

Os números dizem-nos que nem Ronaldo nem De Bruyne devem tomar balanço para disparar esse hipotético livre, mas sim Ward-Prowse ou Savic.

Iago Aspas (Celta de Vigo), Andrej Kramaric (Hoffenheim), James Ward-Prowse (Southampton), Sergej Milinkovic-Savic (Lazio) e Jonathan Schmid (Freiburg) são os únicos jogadores que ultrapassam os 15% de conversão de livres, na análise proposta.

No fundo da lista surgem De Bruyne e o “nosso” Cristiano Ronaldo. Com base nos números dos últimos quatro anos, Cristiano precisa de assumir 200 livres para marcar três golos.

A sua eficácia é a mais baixa de todos os jogadores com pelo menos um golo de livre obtido desde 17/18, o que alimenta a discussão sobre o seu estatuto de indiscutível cobrador, na Juventus e na Seleção.

Que opção para a Seleção?

Cristiano Ronaldo é a figura-maior da História da Seleção de Portugal. Com um número de golos notável, o astro procura aumentar a sua conta de todas as maneiras e feitios, uma delas o livre direto.

Mas por muito que queiramos ver CR7 ultrapassar Ali Daei, os números parecem indicar o que tanto o jogador como Fernando Santos já deviam ter percebido: o capitão não é a opção mais eficaz à disposição da “Seleção das Quinas”.

Os números não deixam muitas dúvidas, tanto Bruno Fernandes como Sérgio Oliveira superam Cristiano, no que toca à qualidade e eficácia dos seus livres diretos. Até mesmo Rúben Neves e João Moutinho surgem como possibilidades mais eficazes.

Enquanto Sérgio Oliveira só cobrou 20 livres (convertendo dois, “três” se quiser contar com o último lance em Portimão, que acabou por ser considerado como autogolo), Bruno Fernandes tem uma amostra mais significativa, tanto no número de tentativas (51) como no sucesso (cinco, que bem podiam ser mais tendo em conta as três bolas nos ferros).

Ambos os jogadores têm uma taxa próxima dos 10%, sete vezes superior à de Ronaldo.

PARTILHAR

RESPONDER

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …