Há um região escondida no cérebro humano (e foi encontrada por acaso)

Liz Henry / Flickr

Parece que os humanos têm mais uma parte no cérebro que não é encontrado em cérebros de outros primatas. Um grupo de cientistas australianos encontraram uma estrutura cerebral previamente desconhecida.

O neurocientista George Paxinos e sua equipa da Neuroscience Research Australia (NeuRA) denominaram a descoberta de “núcleo endorestiforme” – porque está localizado dentro do pedúnculo cerebeloso inferior (também chamado de corpo restiforme). É encontrado na base do cérebro, perto de onde o cérebro encontra a medula espinhal.

A área está envolvida com a receção de informações sensoriais e motoras do corpo para melhorar a postura, equilíbrio e movimentos.

“O pedúnculo cerebeloso inferior é como um rio que transporta informações da medula espinhal e do tronco cerebral para o cerebelo”, disse Paxinos. “O núcleo endorestiforme é um grupo de neurónios e é como uma ilha neste rio.”

A neurocientista Lyndsey Collins-Praino, da Universidade de Adelaide, que não esteve envolvida no estudo, considerou a descoberta “intrigante”. “Enquanto se pode especular que o núcleo pode desempenhar um papel fundamental nas funções do pedúnculo cerebelar inferior, é muito cedo para saber o seu verdadeiro significado”, acrescentou.

Paxinos confirmou a existência desta estrutura cerebral enquanto usava uma técnica de coloração cerebral relativamente nova que desenvolveu para tornar as imagens dos tecidos cerebrais mais claras – para o mais recente atlas de neuroanatomia em que estava a trabalhar.

“O núcleo endorestiforme é muito evidente pela sua densa coloração e ainda mais evidente porque as áreas circundantes são negativas”, explicou Paxinos.

Há décadas que Paxinos suspeitava a existência desta parte do cérebro. Numa cirurgia para aliviar a dor extrema e incurável ao cortar as vias da coluna, o cientistas notou que as fibras da coluna pareciam ter terminado onde o núcleo foi encontrado.

A localização deste elemento do cérebro leva Paxinos a pressupor que o núcleo esteja envolvida no controlo motor – algo também apoiado pelo facto de que esta estrutura ainda não foi identificada noutros primatas, como os chimpazés.

Os seres humanos têm cérebros pelo menos duas vezes maiores que os chimpanzés e uma percentagem maior de vias neuronais cerebrais que sinalizam movimento está em contacto direto com os neurónios motores – 20% comparado a 5% no primatas.

Assim, o núcleo endorrestiforme pode ser outra característica única do sistema nervoso humano, embora ainda seja cedo para ter certezas.

“A neuroanatomia é fundamental para servir como base para a construção de um conhecimento de função normal e anormal, mas, neste momento, é simplesmente impossível saber que implicações esta descoberta pode ter nas doenças neurológicas ou psiquiátricas”, disse Collins-Praino.

Paxinos, que tem 52 livros sobre o mapeamento cerebral, planeia continuar usando a nova técnica de coloração para vasculhar cérebros em busca de mais detalhes e compará-los com outras as espécies.

Essa descoberta ainda precisa de ser examinada, mas os detalhes da nova área do cérebro podem ser encontrados no último atlas de Paxinos, intitulado Human Brainstem: Cytoarchitecture, Chemoarchitecture, Myeloarchitecture e disponível a partir de março do próximo ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …