Há um região escondida no cérebro humano (e foi encontrada por acaso)

Liz Henry / Flickr

Parece que os humanos têm mais uma parte no cérebro que não é encontrado em cérebros de outros primatas. Um grupo de cientistas australianos encontraram uma estrutura cerebral previamente desconhecida.

O neurocientista George Paxinos e sua equipa da Neuroscience Research Australia (NeuRA) denominaram a descoberta de “núcleo endorestiforme” – porque está localizado dentro do pedúnculo cerebeloso inferior (também chamado de corpo restiforme). É encontrado na base do cérebro, perto de onde o cérebro encontra a medula espinhal.

A área está envolvida com a receção de informações sensoriais e motoras do corpo para melhorar a postura, equilíbrio e movimentos.

“O pedúnculo cerebeloso inferior é como um rio que transporta informações da medula espinhal e do tronco cerebral para o cerebelo”, disse Paxinos. “O núcleo endorestiforme é um grupo de neurónios e é como uma ilha neste rio.”

A neurocientista Lyndsey Collins-Praino, da Universidade de Adelaide, que não esteve envolvida no estudo, considerou a descoberta “intrigante”. “Enquanto se pode especular que o núcleo pode desempenhar um papel fundamental nas funções do pedúnculo cerebelar inferior, é muito cedo para saber o seu verdadeiro significado”, acrescentou.

Paxinos confirmou a existência desta estrutura cerebral enquanto usava uma técnica de coloração cerebral relativamente nova que desenvolveu para tornar as imagens dos tecidos cerebrais mais claras – para o mais recente atlas de neuroanatomia em que estava a trabalhar.

“O núcleo endorestiforme é muito evidente pela sua densa coloração e ainda mais evidente porque as áreas circundantes são negativas”, explicou Paxinos.

Há décadas que Paxinos suspeitava a existência desta parte do cérebro. Numa cirurgia para aliviar a dor extrema e incurável ao cortar as vias da coluna, o cientistas notou que as fibras da coluna pareciam ter terminado onde o núcleo foi encontrado.

A localização deste elemento do cérebro leva Paxinos a pressupor que o núcleo esteja envolvida no controlo motor – algo também apoiado pelo facto de que esta estrutura ainda não foi identificada noutros primatas, como os chimpazés.

Os seres humanos têm cérebros pelo menos duas vezes maiores que os chimpanzés e uma percentagem maior de vias neuronais cerebrais que sinalizam movimento está em contacto direto com os neurónios motores – 20% comparado a 5% no primatas.

Assim, o núcleo endorrestiforme pode ser outra característica única do sistema nervoso humano, embora ainda seja cedo para ter certezas.

“A neuroanatomia é fundamental para servir como base para a construção de um conhecimento de função normal e anormal, mas, neste momento, é simplesmente impossível saber que implicações esta descoberta pode ter nas doenças neurológicas ou psiquiátricas”, disse Collins-Praino.

Paxinos, que tem 52 livros sobre o mapeamento cerebral, planeia continuar usando a nova técnica de coloração para vasculhar cérebros em busca de mais detalhes e compará-los com outras as espécies.

Essa descoberta ainda precisa de ser examinada, mas os detalhes da nova área do cérebro podem ser encontrados no último atlas de Paxinos, intitulado Human Brainstem: Cytoarchitecture, Chemoarchitecture, Myeloarchitecture e disponível a partir de março do próximo ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …