Há um região escondida no cérebro humano (e foi encontrada por acaso)

Liz Henry / Flickr

Parece que os humanos têm mais uma parte no cérebro que não é encontrado em cérebros de outros primatas. Um grupo de cientistas australianos encontraram uma estrutura cerebral previamente desconhecida.

O neurocientista George Paxinos e sua equipa da Neuroscience Research Australia (NeuRA) denominaram a descoberta de “núcleo endorestiforme” – porque está localizado dentro do pedúnculo cerebeloso inferior (também chamado de corpo restiforme). É encontrado na base do cérebro, perto de onde o cérebro encontra a medula espinhal.

A área está envolvida com a receção de informações sensoriais e motoras do corpo para melhorar a postura, equilíbrio e movimentos.

“O pedúnculo cerebeloso inferior é como um rio que transporta informações da medula espinhal e do tronco cerebral para o cerebelo”, disse Paxinos. “O núcleo endorestiforme é um grupo de neurónios e é como uma ilha neste rio.”

A neurocientista Lyndsey Collins-Praino, da Universidade de Adelaide, que não esteve envolvida no estudo, considerou a descoberta “intrigante”. “Enquanto se pode especular que o núcleo pode desempenhar um papel fundamental nas funções do pedúnculo cerebelar inferior, é muito cedo para saber o seu verdadeiro significado”, acrescentou.

Paxinos confirmou a existência desta estrutura cerebral enquanto usava uma técnica de coloração cerebral relativamente nova que desenvolveu para tornar as imagens dos tecidos cerebrais mais claras – para o mais recente atlas de neuroanatomia em que estava a trabalhar.

“O núcleo endorestiforme é muito evidente pela sua densa coloração e ainda mais evidente porque as áreas circundantes são negativas”, explicou Paxinos.

Há décadas que Paxinos suspeitava a existência desta parte do cérebro. Numa cirurgia para aliviar a dor extrema e incurável ao cortar as vias da coluna, o cientistas notou que as fibras da coluna pareciam ter terminado onde o núcleo foi encontrado.

A localização deste elemento do cérebro leva Paxinos a pressupor que o núcleo esteja envolvida no controlo motor – algo também apoiado pelo facto de que esta estrutura ainda não foi identificada noutros primatas, como os chimpazés.

Os seres humanos têm cérebros pelo menos duas vezes maiores que os chimpanzés e uma percentagem maior de vias neuronais cerebrais que sinalizam movimento está em contacto direto com os neurónios motores – 20% comparado a 5% no primatas.

Assim, o núcleo endorrestiforme pode ser outra característica única do sistema nervoso humano, embora ainda seja cedo para ter certezas.

“A neuroanatomia é fundamental para servir como base para a construção de um conhecimento de função normal e anormal, mas, neste momento, é simplesmente impossível saber que implicações esta descoberta pode ter nas doenças neurológicas ou psiquiátricas”, disse Collins-Praino.

Paxinos, que tem 52 livros sobre o mapeamento cerebral, planeia continuar usando a nova técnica de coloração para vasculhar cérebros em busca de mais detalhes e compará-los com outras as espécies.

Essa descoberta ainda precisa de ser examinada, mas os detalhes da nova área do cérebro podem ser encontrados no último atlas de Paxinos, intitulado Human Brainstem: Cytoarchitecture, Chemoarchitecture, Myeloarchitecture e disponível a partir de março do próximo ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …