65 anos depois, reeditada nova série de “As Sete Bolas de Cristal”, de Tintin

Hergé

Tintin e As Sete Bolas de Cristal

Tintin e As Sete Bolas de Cristal

Uma nova série do álbum “As Sete Bolas de Cristal”, da banda desenhada “As Aventuras de Tintin”, publicada pela primeira vez em 1948, foi esta quarta-feira apresentada, 31 anos depois da morte do artista belga Hergé.

Segundo a imprensa, a nova versão do álbum feito por Hergé desde 1929 até à sua morte, em 1983, será substancialmente diferente da primeira das 24 aventuras de banda desenhada de Tintin, o repórter belga mais famoso do mundo.

Um segundo volume deve aparecer no outono, mas outras edições especiais ainda não têm data marcada.

De acordo com Benoit Peteers, que escreveu a biografia “Hergé, filho de Tintin”, sobre a vida e a obra do autor de banda desenhada belga, a primeira vez que Tintin foi publicado no estrangeiro foi em Portugal.

A edição de Tintin em álbum só começou em Portugal em 1988, 52 anos depois de “O Papagaio”, pela mão da Editorial Verbo.

Os álbuns de Tintin que estavam no mercado português tinham, desde finais dos anos 1980, a chancela da Editorial Verbo e a personagem principal tinha sido traduzida para Tintim.

A aventura “Tintin no Congo” foi publicada na revista católica portuguesa Papagaio, com o título “Tintin em Angola” nos anos 1930.

Em 2012, a justiça belga recusou a proibição da venda do livro “Tintin no Congo“, de Hergé, após um cidadão da República Democrática do Congo ter apresentado uma queixa alegando que a obra tinha um teor racista.

O tribunal que julgou o caso entendeu que a obra, cuja primeira edição em livro data de 1946, não era “movida por intenções racistas, tendo em conta o contexto da época”.

Desde 2007, Mbutu Mondondo, cidadão da República Democrática do Congo residente na Bélgica, tenta que as edições de “Tintin no Congo” sejam retiradas do mercado ou, em alternativa, sejam acompanhadas de um prefácio que explique o contexto político e cultural da altura, tal como acontece, desde 1991, nas edições em Inglaterra, onde o livro é colocado nas livrarias nas secções para adultos e não para crianças porque o “conteúdo pode ser ofensivo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …