Rede Wi-Fi “terrorista” no avião atrasa voo em 2 horas

Um voo da companhia aérea australiana Qantas foi atrasado em mais de 2 horas devido a um alerta, lançado por uma passageira, que identificou uma rede Wi-Fi com um nome “aterrorizador”

Não é a primeira vez que uma brincadeira de mau gosto provoca transtornos e atrasos em voos comerciais.Em 2014, um voo da American Airlines foi anulado por ter sido encontrada uma rede Wi-Fi com o nome de Al-Qaeda.

Desta vez, aconteceu no voo QF481, da Qantas, que partia este sábado de Melbourne, na Austrália, com destino a Perth, no sudoeste do país.

Uma passageira ficou aterrorizada quando reparou que a rede Wi-Fi de um outro passageiro tinha o nome de Mobile Detonation Devicedispositivo móvel de detonação, e alertou de imediato a tripulação.

Segundo o The West Australian, a ameaçadora rede aparecia na lista de redes Wi-Fi disponíveis nos telemóveis dos passageiros, com um alcance razoável, não sendo possível excluir que o dispositivo estivesse não no avião mas no terminal do aeroporto.

Um dos passageiros do voo, John Vidler, contou ao jornal que o capitão avisou os passageiros que o voo a partida estava atrasada porque “um aparelho que se presumia estar a bordo tinha que ser encontrado”.

“O aparelho em causa tem uma rede Wi-Fi com um nome ameaçador e não partiremos sem o encontrar”, disse o capitão.

No entanto, após buscas exaustivas, o aparelho não foi encontrado.

Apesar das garantias da companhia aérea de que havia condições de segurança para partir, cerca de 40 passageiros recusaram-se a prosseguir viagem na aeronave em causa, e exigiram sair do avião.

A saída dos passageiros obrigou a que as suas malas fossem encontradas e removidas do porão de carga, o que atrasou ainda mais o voo.

Apesar do incidente, o voo QF481 seguiu viagem, tendo chegado a Perth com duas horas de atraso – mas intacto.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais valia dizer que não podem fazer nada contra a criação de redes WiFi… Ou hotspots…sem limitar a liberdade de expressão. Encontrar um emissor é das coisas mais fáceis que há.. principalmente para um técnico de redes (que certamente existe no aeroporto). É mesmo que tenha sido desligada, um especialista forense certamente descobre o MAC de origem que a tal senhora “leu” no seu telemóvel (fica em registo no equipamento) e com isso.. Identifica o dono (Com o MAC descobre qual o equipamento original… É com isso vem o resto.. IMEI, SN, etc etc)

    Parece-me uma desculpa d quem não quer mais problemas..

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …