Rede Wi-Fi “terrorista” no avião atrasa voo em 2 horas

Um voo da companhia aérea australiana Qantas foi atrasado em mais de 2 horas devido a um alerta, lançado por uma passageira, que identificou uma rede Wi-Fi com um nome “aterrorizador”

Não é a primeira vez que uma brincadeira de mau gosto provoca transtornos e atrasos em voos comerciais.Em 2014, um voo da American Airlines foi anulado por ter sido encontrada uma rede Wi-Fi com o nome de Al-Qaeda.

Desta vez, aconteceu no voo QF481, da Qantas, que partia este sábado de Melbourne, na Austrália, com destino a Perth, no sudoeste do país.

Uma passageira ficou aterrorizada quando reparou que a rede Wi-Fi de um outro passageiro tinha o nome de Mobile Detonation Devicedispositivo móvel de detonação, e alertou de imediato a tripulação.

Segundo o The West Australian, a ameaçadora rede aparecia na lista de redes Wi-Fi disponíveis nos telemóveis dos passageiros, com um alcance razoável, não sendo possível excluir que o dispositivo estivesse não no avião mas no terminal do aeroporto.

Um dos passageiros do voo, John Vidler, contou ao jornal que o capitão avisou os passageiros que o voo a partida estava atrasada porque “um aparelho que se presumia estar a bordo tinha que ser encontrado”.

“O aparelho em causa tem uma rede Wi-Fi com um nome ameaçador e não partiremos sem o encontrar”, disse o capitão.

No entanto, após buscas exaustivas, o aparelho não foi encontrado.

Apesar das garantias da companhia aérea de que havia condições de segurança para partir, cerca de 40 passageiros recusaram-se a prosseguir viagem na aeronave em causa, e exigiram sair do avião.

A saída dos passageiros obrigou a que as suas malas fossem encontradas e removidas do porão de carga, o que atrasou ainda mais o voo.

Apesar do incidente, o voo QF481 seguiu viagem, tendo chegado a Perth com duas horas de atraso – mas intacto.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais valia dizer que não podem fazer nada contra a criação de redes WiFi… Ou hotspots…sem limitar a liberdade de expressão. Encontrar um emissor é das coisas mais fáceis que há.. principalmente para um técnico de redes (que certamente existe no aeroporto). É mesmo que tenha sido desligada, um especialista forense certamente descobre o MAC de origem que a tal senhora “leu” no seu telemóvel (fica em registo no equipamento) e com isso.. Identifica o dono (Com o MAC descobre qual o equipamento original… É com isso vem o resto.. IMEI, SN, etc etc)

    Parece-me uma desculpa d quem não quer mais problemas..

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …