Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

(dr) Matt Loughrey

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509.

De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua máscara mortuária (geralmente feitas de cera ou gesso, estas máscaras serviam para ajudar a preservar a aparência da pessoa falecida).

O artista gráfico, fundador do My Colorful Past, projeto que restaura e dá cor a imagens de arquivo de figuras históricas, demorou cerca de dois meses para fazer a reconstrução digital deste Rei de Inglaterra, entre a combinação de software, algoritmos personalizados e ajustes meticulosos de imagem feitos manualmente.

O trabalho começou a partir de uma imagem de alta resolução da máscara mortuária. Loughrey usou a fotogrametria para construir um modelo digital do rosto do monarca.

“Na fotogrametria, podemos ter uma boa ideia do posicionamento de coisas mais simples como, por exemplo, maçãs do rosto, órbitas oculares, mandíbula superior. A tonalidade da pele é basicamente pintada, tudo é feito à mão em camadas”, explica ao mesmo site.

Depois, segue-se a iluminação. “Se a luz está errada ou não está equilibrada com a cor da carne ou a tonalidade, é possível ver erros”, disse o artista. Finalmente, adicionou marcas faciais e cabelos, que ajustou de forma “manual e com algoritmos inteligentes“.

Apesar de os homens daquela época serem geralmente barbudos, a máscara mortuária mostra um rosto barbeado, talvez porque o monarca terá sido barbeado depois de morrer, para que a cera pudesse ser aplicada com mais facilidade.

“Nunca saberemos se tinha barba ou não. Mas, tendo em conta as tendências daquela época, eu também o fiz com barba”, disse Loughrey.

Henrique VII subiu ao trono em 1485, depois de ter derrotado Ricardo III na Batalha de Bosworth Field. Quando morreu, no dia 21 de abril de 1509, aos 53 anos, o soberano sofria de asma e gota há já muito tempo, de acordo com o site da Abadia de Westminster.

Para além deste Rei de Inglaterra, Loughrey também já fez reconstruções de personalidades como Maria I, Rainha da Escócia; do líder Oliver Cromwell; do primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington, e do faraó egípcio Tutancâmon.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …