/

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

(dr) Matt Loughrey

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509.

De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua máscara mortuária (geralmente feitas de cera ou gesso, estas máscaras serviam para ajudar a preservar a aparência da pessoa falecida).

O artista gráfico, fundador do My Colorful Past, projeto que restaura e dá cor a imagens de arquivo de figuras históricas, demorou cerca de dois meses para fazer a reconstrução digital deste Rei de Inglaterra, entre a combinação de software, algoritmos personalizados e ajustes meticulosos de imagem feitos manualmente.

O trabalho começou a partir de uma imagem de alta resolução da máscara mortuária. Loughrey usou a fotogrametria para construir um modelo digital do rosto do monarca.

“Na fotogrametria, podemos ter uma boa ideia do posicionamento de coisas mais simples como, por exemplo, maçãs do rosto, órbitas oculares, mandíbula superior. A tonalidade da pele é basicamente pintada, tudo é feito à mão em camadas”, explica ao mesmo site.

Depois, segue-se a iluminação. “Se a luz está errada ou não está equilibrada com a cor da carne ou a tonalidade, é possível ver erros”, disse o artista. Finalmente, adicionou marcas faciais e cabelos, que ajustou de forma “manual e com algoritmos inteligentes“.

Apesar de os homens daquela época serem geralmente barbudos, a máscara mortuária mostra um rosto barbeado, talvez porque o monarca terá sido barbeado depois de morrer, para que a cera pudesse ser aplicada com mais facilidade.

“Nunca saberemos se tinha barba ou não. Mas, tendo em conta as tendências daquela época, eu também o fiz com barba”, disse Loughrey.

Henrique VII subiu ao trono em 1485, depois de ter derrotado Ricardo III na Batalha de Bosworth Field. Quando morreu, no dia 21 de abril de 1509, aos 53 anos, o soberano sofria de asma e gota há já muito tempo, de acordo com o site da Abadia de Westminster.

Para além deste Rei de Inglaterra, Loughrey também já fez reconstruções de personalidades como Maria I, Rainha da Escócia; do líder Oliver Cromwell; do primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington, e do faraó egípcio Tutancâmon.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.