Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

(dr) Matt Loughrey

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509.

De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua máscara mortuária (geralmente feitas de cera ou gesso, estas máscaras serviam para ajudar a preservar a aparência da pessoa falecida).

O artista gráfico, fundador do My Colorful Past, projeto que restaura e dá cor a imagens de arquivo de figuras históricas, demorou cerca de dois meses para fazer a reconstrução digital deste Rei de Inglaterra, entre a combinação de software, algoritmos personalizados e ajustes meticulosos de imagem feitos manualmente.

O trabalho começou a partir de uma imagem de alta resolução da máscara mortuária. Loughrey usou a fotogrametria para construir um modelo digital do rosto do monarca.

“Na fotogrametria, podemos ter uma boa ideia do posicionamento de coisas mais simples como, por exemplo, maçãs do rosto, órbitas oculares, mandíbula superior. A tonalidade da pele é basicamente pintada, tudo é feito à mão em camadas”, explica ao mesmo site.

Depois, segue-se a iluminação. “Se a luz está errada ou não está equilibrada com a cor da carne ou a tonalidade, é possível ver erros”, disse o artista. Finalmente, adicionou marcas faciais e cabelos, que ajustou de forma “manual e com algoritmos inteligentes“.

Apesar de os homens daquela época serem geralmente barbudos, a máscara mortuária mostra um rosto barbeado, talvez porque o monarca terá sido barbeado depois de morrer, para que a cera pudesse ser aplicada com mais facilidade.

“Nunca saberemos se tinha barba ou não. Mas, tendo em conta as tendências daquela época, eu também o fiz com barba”, disse Loughrey.

Henrique VII subiu ao trono em 1485, depois de ter derrotado Ricardo III na Batalha de Bosworth Field. Quando morreu, no dia 21 de abril de 1509, aos 53 anos, o soberano sofria de asma e gota há já muito tempo, de acordo com o site da Abadia de Westminster.

Para além deste Rei de Inglaterra, Loughrey também já fez reconstruções de personalidades como Maria I, Rainha da Escócia; do líder Oliver Cromwell; do primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington, e do faraó egípcio Tutancâmon.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …