Pela primeira vez, a realidade virtual mostra o que está a acontecer no coração da Via Láctea

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas holandeses criou um modelo virtual e em 3D do buraco negro supermassivo que mora no “coração” da Via Láctea. A experiência permite calcular com mais precisão a intensidade do seu brilho, bem como fomentar o interesse no campo da Astrofísica.

De acordo com um novo artigo, publicado nesta segunda-feira na Computational Astrophysics and Cosmology, esta é a primeira vez que o monstruoso buraco negro no centro da Via Láctea – o Sagittarius A* – é observado através da realidade virtual.

A equipa de cientistas partiu de modelos astrofísicos recentes do Sagittarius A* para criar uma série de imagens que foram posteriormente organizadas de forma a criar uma simulação virtual do buraco negro em 360 graus, tal como mostra o vídeo acima.

“O nosso simulador de realidade virtual está a criar o quadro mais realístico do ambiente que rodeia o buraco negro, ajudando-nos a compreender melhor o comportamento dos buracos negros em geral. É muito pouco provável que consigamos visitar os seus arredores num futuro próximo e, por isso, este tipo de modelos tornam-se num importante auxiliar nesta área de investigação”, disse Jordy Davelaar, autor e especialista da Universidade da Universidade Radboud em Nijmegen, nos Países Baixos.

Além de permitir estudar os estranhos buracos negros, dos quais sabemos ainda muito pouco, os astrofísicos notaram também que a simulação em três dimensões podem também motivar o público em geral, incluindo as crianças, para a Astrofísica.

“As visualizações que produzimos têm um grande potencial de divulgação. Utilizamos estas imagens para introduzir as crianças ao fenómeno dos buracos negros, e [as crianças] aprendem realmente alguma coisa a partir do modelo”, sustentou o cientista.

Por isso, sugere, as “imagens em 3D são uma ótima ferramenta para divulgar o nosso trabalho para um público mais amplo, mesmo quando estão envolvidos sistemas muito complicados como os buracos negros”.

No centro da Via Láctea, bem como supostamente em todas as outras galáxias do Universo, existe um buraco negro de enormes dimensões. No caso da nossa galáxia, o buraco negro é quatro milhões de vezes mais pesado do que o Sol e situa-se a 26 mil anos-luz da Terra.

O Sagittarius A* está rodeado por algumas dezenas de estrelas e várias nuvens de gás que periodicamente se aproximam do buraco negro, ficando a uma distância perigosa. No entanto, e comparativamente aos demais buracos negros que estão constantemente a absorver matéria, o nosso está numa espécie de “hibernação.

Por este mesmo motivo, o Sagittarius A* não emite feixes de matéria candente, ficando invisível para a maioria dos telescópios, à exceção dos de ondas de rádio e raio X – como é o caso do Event Horizon Telescope.

E foi graças a estes aparelhos que Davelaar e a sua equipa foram capazes de criar este modelo a três dimensões do Sagittarius A*, demonstrando as suas características e processos que ocorrem quer no seu interior, quer à sua volta.

“Todos nós já imaginámos na nossa cabeça como é que os buracos negros são, mas a Ciência progrediu e agora podemos fazer renderizações muito mais precisas – e este buracos negros parecem ser bastante diferentes do que estamos acostumado”, considerou Heino Falcke, professor e investigador envolvido na pesquisa.

“Estas novas visualizações estão apenas a começar, mais virão no futuro“, rematou.

PARTILHAR

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …