Pela primeira vez, a realidade virtual mostra o que está a acontecer no coração da Via Láctea

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas holandeses criou um modelo virtual e em 3D do buraco negro supermassivo que mora no “coração” da Via Láctea. A experiência permite calcular com mais precisão a intensidade do seu brilho, bem como fomentar o interesse no campo da Astrofísica.

De acordo com um novo artigo, publicado nesta segunda-feira na Computational Astrophysics and Cosmology, esta é a primeira vez que o monstruoso buraco negro no centro da Via Láctea – o Sagittarius A* – é observado através da realidade virtual.

A equipa de cientistas partiu de modelos astrofísicos recentes do Sagittarius A* para criar uma série de imagens que foram posteriormente organizadas de forma a criar uma simulação virtual do buraco negro em 360 graus, tal como mostra o vídeo acima.

“O nosso simulador de realidade virtual está a criar o quadro mais realístico do ambiente que rodeia o buraco negro, ajudando-nos a compreender melhor o comportamento dos buracos negros em geral. É muito pouco provável que consigamos visitar os seus arredores num futuro próximo e, por isso, este tipo de modelos tornam-se num importante auxiliar nesta área de investigação”, disse Jordy Davelaar, autor e especialista da Universidade da Universidade Radboud em Nijmegen, nos Países Baixos.

Além de permitir estudar os estranhos buracos negros, dos quais sabemos ainda muito pouco, os astrofísicos notaram também que a simulação em três dimensões podem também motivar o público em geral, incluindo as crianças, para a Astrofísica.

“As visualizações que produzimos têm um grande potencial de divulgação. Utilizamos estas imagens para introduzir as crianças ao fenómeno dos buracos negros, e [as crianças] aprendem realmente alguma coisa a partir do modelo”, sustentou o cientista.

Por isso, sugere, as “imagens em 3D são uma ótima ferramenta para divulgar o nosso trabalho para um público mais amplo, mesmo quando estão envolvidos sistemas muito complicados como os buracos negros”.

No centro da Via Láctea, bem como supostamente em todas as outras galáxias do Universo, existe um buraco negro de enormes dimensões. No caso da nossa galáxia, o buraco negro é quatro milhões de vezes mais pesado do que o Sol e situa-se a 26 mil anos-luz da Terra.

O Sagittarius A* está rodeado por algumas dezenas de estrelas e várias nuvens de gás que periodicamente se aproximam do buraco negro, ficando a uma distância perigosa. No entanto, e comparativamente aos demais buracos negros que estão constantemente a absorver matéria, o nosso está numa espécie de “hibernação.

Por este mesmo motivo, o Sagittarius A* não emite feixes de matéria candente, ficando invisível para a maioria dos telescópios, à exceção dos de ondas de rádio e raio X – como é o caso do Event Horizon Telescope.

E foi graças a estes aparelhos que Davelaar e a sua equipa foram capazes de criar este modelo a três dimensões do Sagittarius A*, demonstrando as suas características e processos que ocorrem quer no seu interior, quer à sua volta.

“Todos nós já imaginámos na nossa cabeça como é que os buracos negros são, mas a Ciência progrediu e agora podemos fazer renderizações muito mais precisas – e este buracos negros parecem ser bastante diferentes do que estamos acostumado”, considerou Heino Falcke, professor e investigador envolvido na pesquisa.

“Estas novas visualizações estão apenas a começar, mais virão no futuro“, rematou.

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …