A (embaraçosa) razão pela qual os homens têm melhor sentido de orientação

(CC0/PD) DariuszSankowski / Pixabay

A pesquisa analisou dados de cerca de 2,4 milhões de pessoas

Um estudo da University College de Londres apontou que os homens têm melhor sentido de orientação do que as mulheres, mas, na verdade não há uma razão para se orgulharem disso. 

De acordo com os investigadores, em causa não está uma habilidade inata, mas antes a questão da discriminação e da desigualdade de oportunidades.

As conclusões são baseadas numa pesquisa sobre a demência – uma condição que engloba várias doenças e transtornos que afetam a memória e o processamento no cérebro, incluindo Alzheimer – e deram uma visão sem precedentes sobre o sentido de direção das pessoas em todo o mundo. Perder o sentido de direção e, consequentemente perder-se, é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

A investigação foi feita com o auxílio de um jogo de computador, o Sea Hero Quest, que contou com mais de mais de quatro milhões de jogadores. O jogo foi desenvolvido pelos investigadores que investigam a demência para, a partir dele, chegar a testes que permitam diagnosticar precocemente as doenças associadas.

Durante o jogo, os participantes do estudo acompanham a jornada de um marinheiro em busca das memórias perdidas do seu pai. Enquanto isso, enfrentam criaturas marinhas fantásticas. Através do toque nos ecrãs dos telemóveis, os jogadores viajam de barco por ilhas desertas e oceanos gelados.

As rotas traçadas pelos jogadores geram “mapas de calor” globais, que permitem que os cientistas possam observar como é que as pessoas exploram ambientes 3D. O objetivo final é desenvolver novos testes de diagnóstico que possam detetar quando as habilidades de navegação espacial de alguém estão a falhar.

(dr) UCL

Sea Hero Quest, o jogo utilizado no estudo

Homens vs Mulheres

O jogo regista, anonimamente, o sentido de orientação e a capacidade de navegação do jogador. Para a investigação, os cientistas analisaram dados de 2,4 milhões de pessoas – que passaram algum tempo a jogar o Sea Hero Quest ao fim do dia ou a caminho do trabalho. Num estudo clínico seriam necessário milhares de anos para conseguir uma amostra com uma dimensão semelhante a esta.

Na análise comportamental destes milhões de jogadores, uma das conclusões demonstrou que os homens tinham mais capacidade de navegação do que as mulheres. Mas porquê?

Hugo Spiers, um dos autores do estudo, acredita ter encontrado a resposta ao examinar dados do Índice de Diferença de Género do Fórum Económico Mundial – que estuda a igualdade em áreas como educação, saúde e emprego, e política.

“Nos países onde existe uma grande igualdade entre homens e mulheres, a diferença de desempenho entre ambos durante o nosso teste de navegação espacial é muito pequena. Mas, quando há uma alta desigualdade de género, a diferença identificada no jogo é muito maior“, explica o pesquisador.

Spiers observa ainda que este resultado “sugere que as culturas em que as pessoas vivem tem influência sobre suas habilidades cognitivas”.

O Sea Hero Quest produziu uma série de outras conclusões. O jogo permitiu identificar que Dinamarca, Finlândia e Noruega têm as melhores habilidades de orientação do mundo, mas ainda não está explicado motivo.

Outra constatação feita a partir do jogo revela que o sentido de direção entra em constante declínio após a adolescência. O estudo mostrou ainda que as pessoas que vivem em países mais ricos tendem também a ser melhores navegadoras.

(dr) UCL

Mapa demonstra a capacidade de navegação em todo o mundo. Quanto mais escura a cor, maior é a habilidade.

A enorme e crescente popularidade do jogo transformou-o na maior experiência de pesquisa sobre demência em todo o mundo.

“Os dados do Sea Hero Quest estão a fornecer uma referência incomparável sobre como a navegação humana varia e muda em função da idade, localização e outros fatores”, diz Tim Parry, diretor da Alzheimer’s Research UK.

“Este é apenas o começo do que podemos aprender sobre navegação a partir desta análise poderosa.”

O projeto foi financiado pela Deutsche Telekom, a maior companhia de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia, e o jogo foi desenhado pela Glitchers, empresa do ramo dos videojogos com sede em Londres.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP: “(…) jornada de um marinho” – será marinheiro? Pergunto porque não fui ver o jogo…
    Obrigado e melhores cumps.

RESPONDER

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …