A (embaraçosa) razão pela qual os homens têm melhor sentido de orientação

(CC0/PD) DariuszSankowski / Pixabay

A pesquisa analisou dados de cerca de 2,4 milhões de pessoas

Um estudo da University College de Londres apontou que os homens têm melhor sentido de orientação do que as mulheres, mas, na verdade não há uma razão para se orgulharem disso. 

De acordo com os investigadores, em causa não está uma habilidade inata, mas antes a questão da discriminação e da desigualdade de oportunidades.

As conclusões são baseadas numa pesquisa sobre a demência – uma condição que engloba várias doenças e transtornos que afetam a memória e o processamento no cérebro, incluindo Alzheimer – e deram uma visão sem precedentes sobre o sentido de direção das pessoas em todo o mundo. Perder o sentido de direção e, consequentemente perder-se, é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

A investigação foi feita com o auxílio de um jogo de computador, o Sea Hero Quest, que contou com mais de mais de quatro milhões de jogadores. O jogo foi desenvolvido pelos investigadores que investigam a demência para, a partir dele, chegar a testes que permitam diagnosticar precocemente as doenças associadas.

Durante o jogo, os participantes do estudo acompanham a jornada de um marinheiro em busca das memórias perdidas do seu pai. Enquanto isso, enfrentam criaturas marinhas fantásticas. Através do toque nos ecrãs dos telemóveis, os jogadores viajam de barco por ilhas desertas e oceanos gelados.

As rotas traçadas pelos jogadores geram “mapas de calor” globais, que permitem que os cientistas possam observar como é que as pessoas exploram ambientes 3D. O objetivo final é desenvolver novos testes de diagnóstico que possam detetar quando as habilidades de navegação espacial de alguém estão a falhar.

(dr) UCL

Sea Hero Quest, o jogo utilizado no estudo

Homens vs Mulheres

O jogo regista, anonimamente, o sentido de orientação e a capacidade de navegação do jogador. Para a investigação, os cientistas analisaram dados de 2,4 milhões de pessoas – que passaram algum tempo a jogar o Sea Hero Quest ao fim do dia ou a caminho do trabalho. Num estudo clínico seriam necessário milhares de anos para conseguir uma amostra com uma dimensão semelhante a esta.

Na análise comportamental destes milhões de jogadores, uma das conclusões demonstrou que os homens tinham mais capacidade de navegação do que as mulheres. Mas porquê?

Hugo Spiers, um dos autores do estudo, acredita ter encontrado a resposta ao examinar dados do Índice de Diferença de Género do Fórum Económico Mundial – que estuda a igualdade em áreas como educação, saúde e emprego, e política.

“Nos países onde existe uma grande igualdade entre homens e mulheres, a diferença de desempenho entre ambos durante o nosso teste de navegação espacial é muito pequena. Mas, quando há uma alta desigualdade de género, a diferença identificada no jogo é muito maior“, explica o pesquisador.

Spiers observa ainda que este resultado “sugere que as culturas em que as pessoas vivem tem influência sobre suas habilidades cognitivas”.

O Sea Hero Quest produziu uma série de outras conclusões. O jogo permitiu identificar que Dinamarca, Finlândia e Noruega têm as melhores habilidades de orientação do mundo, mas ainda não está explicado motivo.

Outra constatação feita a partir do jogo revela que o sentido de direção entra em constante declínio após a adolescência. O estudo mostrou ainda que as pessoas que vivem em países mais ricos tendem também a ser melhores navegadoras.

(dr) UCL

Mapa demonstra a capacidade de navegação em todo o mundo. Quanto mais escura a cor, maior é a habilidade.

A enorme e crescente popularidade do jogo transformou-o na maior experiência de pesquisa sobre demência em todo o mundo.

“Os dados do Sea Hero Quest estão a fornecer uma referência incomparável sobre como a navegação humana varia e muda em função da idade, localização e outros fatores”, diz Tim Parry, diretor da Alzheimer’s Research UK.

“Este é apenas o começo do que podemos aprender sobre navegação a partir desta análise poderosa.”

O projeto foi financiado pela Deutsche Telekom, a maior companhia de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia, e o jogo foi desenhado pela Glitchers, empresa do ramo dos videojogos com sede em Londres.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP: “(…) jornada de um marinho” – será marinheiro? Pergunto porque não fui ver o jogo…
    Obrigado e melhores cumps.

RESPONDER

Novo "cocktail inteligente" combate cancro da mama mais agressivo

Investigadores norte-americanos desenvolveram um novo medicamento que revela eficácia no tratamento do cancro da mama triplo-negativo, considerado particularmente agressivo, e com uma redução dos efeitos tóxicos associados.  Este novo medicamento foi desenvolvido por cientistas do Hospital …

Santana Lopes desafia Rio e Cristas para coligação contra a "frente esquerda"

Pedro Santana Lopes considera que a única forma de derrotar a aliança de esquerda nas próximas eleições legislativas é formar uma "frente centro-direita" com PSD, CDS e Aliança juntos. Declarações efectuadas pelo presidente do Aliança em …

Igreja católica destruiu documentos sobre abusos sexuais a menores

A igreja católica destruiu os dossiês sobre abusos sexuais perpetrados no seu seio, admitiu este sábado o cardeal alemão Reinhard Marx, um assessor próximo do papa Francisco, falando na cimeira que decorre no Vaticano. Os processos …

Tomás Correia vai impugnar multa de 1,5 milhões do Banco de Portugal

O antigo presidente da Caixa Económica Montepio Geral e atual presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia, vai impugnar a multa de 1,5 milhões de euros do Banco de Portugal. A notícia foi avançada pela TSF esta …

"O click foi a ADSE". Marcelo pressionou Costa a negociar, mas Centeno não abre a torneira

Marcelo Rebelo de Sousa puxou os cordelinhos para convencer o primeiro-ministro a negociar com professores e enfermeiros. António Costa só cedeu depois do "click" do "conflito na ADSE". Mas as negociações batem no obstáculo Mário …

Sporting pagou 1,7 milhões a empresa do sogro de Bruno de Carvalho (e 60 mil em brindes)

O presidente do Sporting revelou esta sexta-feira que o clube leonino gastou, em três anos, 1,7 milhões de euros em assuntos de advocacia, valor pago a uma empresa que tem ligações a um ex-sogro de …

Ajuda humanitária em risco. Governo da Venezuela encerra parcialmente fronteira com a Colômbia

O Governo da Venezuela vai encerrar parcialmente a fronteira com a Colômbia perante "as ameaças" contra a sua soberania, a poucas horas da esperada entrada de ajuda humanitária internacional através da cidade de Cúcuta. Numa publicação …

"Um funeral-sequestro". Filho de Arnaldo Matos acusa PCTP/MRPP de raptar corpo do pai

Um dos filhos de Arnaldo Matos, Pedro Matos, acusou este sábado o PCTP/MRPP de ter “montado” um velório e “funeral-sequestro” ao seu pai, recusando participar nas cerimónias fúnebres do político. Numa nota enviada à Lusa, Pedro …

Donativos "escondidos" em Pedrógão são "mentiras orquestradas"

O presidente da Câmara de Pedrogão Grande reagiu à reportagem da TVI, que dava conta de donativos "escondidos" em armazéns na câmara que seriam desviados para familiares ou amigos dos autarcas. Valdemar Alves repudia aquilo …

Adolescente acorda de um coma de quatro dias e descobre que deu à luz sem saber que estava grávida

Uma adolescente desmaiou em casa e foi levada para o hospital, em Oldham, no Reino Unido, depois de uma noite de convulsões. Já internada e num coma que durou quatro dias, os médicos descobriram que …