Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como no homem.

Os cientistas do Institute for Neuroscience, na Holanda, tinham consigo dois bichos, o rato A e o rato B. Numa fase inicial, os cientistas deram choques leves ao rato A e observaram a sua atividade cerebral. Como é normal na espécie, A paralisou, assustado, de forma a não ser visto pelo que pensava ser um predador.

Numa segunda fase, o rato B recebeu os choques. A reação de A foi exatamente a mesma: o medo paralisou-o, mas a sua atividade cerebral mostrou que partilhou o medo e a dor do companheiro. Os neurónios ativados foram os mesmos.



Já quando os investigadores desativaram essas mesma células, os animais deixaram de sentir compaixão pelos seus semelhantes. A empatia desapareceu como se nunca tivesse ali estado. A nem sequer paralisou quando B estava a receber os choques: permaneceu indiferente à dor do amigo.

Todo o processo “acontece exatamente na mesma região do cérebro tantos nos ratos como nos humanos.” Quem o diz é Christian Keysers, o investigador principal do estudo, publicado na revista Current Biology.

Estudos de neuroimagem humana mostraram que quando sentimos a dor, ativamos uma região do cérebro chamada “córtex cingulado”. Quando vemos alguém com dor, reativamos a mesma região.

Assim, o estudo prova que a nossa capacidade de “sentir as emoções dos outros está profundamente enraizada na nossa evolução”. Com todas as suas evidentes diferenças, homens e ratos partilham o mesmo mecanismo fundamental que nos permite ter empatia pelo outro.

  ZAP // EurekAlert

 

PARTILHAR

RESPONDER

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …