Rapaz capturado pelo Estado Islâmico é reconhecido em fotografia e reencontra a família

Emad Tammo, de 12 anos, esteve detido pelo Estado Islâmico durantes três anos, em Mossul, no Iraque. Ele integra a minoria curda dos yazidi, grupo que sofria perseguição do Daesh.

Segundo a BBC, os yazidis praticam uma religião de mais de 4 mil anos, que reúne elementos do zoroastrismo, judaísmo, cristianismo e islão. Aos olhos do Estado Islâmico eram vistos como “devotos do diabo”. Por isso, em agosto de 2014, os extremistas atacaram milhares de yazidis na região do norte do Iraque.

A maior parte dos homens adultos foi assassinada. Os mais jovens, por sua vez, foram separados das famílias. Foi exatamente isso que aconteceu com Emad, que acabou por se tornar soldado do grupo após uma “lavagem cerebral”, tendo, inclusive, ficado ferido diversas vezes com tiros durante combates do Estado Islâmico.

A mãe e os quatro irmãos chegaram a ficar presos durante dois anos, mas conseguiram fugir e foram em busca de asilo no Canadá, sem ideia do paradeiro de Emad.

Após a retomada de Mossul por forças iraquianas, Emad foi encontrado por militares e a foto foi posta na internet. O tio, ao ver a fotografia, avisou a mãe do menino que, imediatamente se deslocou a Mossul para cuidar de Emad.

Emad, entretanto, recuperou dos ferimentos e espera pela oportunidade de se reunir com os seus familiares no Canadá. No entanto, outros dois irmãos e o pai de Emad continuam desaparecidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.