“Rapariga com Brinco de Pérola” é especial e já sabemos porquê

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Geheugen van Nederland / Wikimedia

Geheugen van Nederland / Wikimedia

Cientistas acreditam ter descoberto porque é que a “Rapariga com Brinco de Pérola” de Johannes Vermeer tem tanto poder sobre as pessoas.

Um novo estudo encomendado pelo museu Mauritshuis em Haia, onde se encontra o quadro, revelou um efeito neurológico único que ocorre quando as pessoas veem a obra de arte.

Os investigadores da Neurensics, uma empresa de investigação cerebral, estudaram a forma como o cérebro reage ao quadro em comparação com outras obras de arte famosas.

Os peritos identificaram um fenómeno a que chamam “Sustained Attentional Loop”. Este é um ciclo em que o olhar do espectador é atraído primeiro para o olho da rapariga, depois para a sua boca, depois para a pérola e de novo para o seu olho. Este ciclo visual mantém o espectador envolvido com a pintura durante mais tempo do que o habitual, escreve a AFP, citada pela France24.

“Temos de a amar, quer queiramos quer não”, disse Martin de Munnik, um dos investigadores principais, explicando que a pintura cria uma atração irresistível.

Os cientistas mediram as ondas cerebrais enquanto os participantes viam a obra de arte. Desta forma, descobriram que a área do cérebro ligada à consciência e à identidade pessoal era altamente estimulada quando as pessoas olhavam para a obra de arte.

Esta parte do cérebro ajuda a explicar porque é que a pintura parece tão íntima e porque é que os espectadores estão tão emocionalmente ligados à rapariga do retrato.

Curiosamente, o estudo também descobriu que olhar para a pintura original causava uma reação emocional muito mais forte do que ver uma reprodução. As reações das pessoas foram dez vezes mais intensas quando confrontadas com a verdadeira obra de arte no museu. De acordo com a diretora do Mauritshuis, Martine Gosselink, este facto realça o poder único de ver arte original.

O estudo também esclareceu a técnica de Vermeer. A maioria dos seus quadros centra-se num ponto principal, com os pormenores de fundo muitas vezes desfocados. Mas nesta obra do neerlandês, há três pontos focais: o olho da rapariga, a sua boca e a pérola.

Esta focagem de vários pontos é invulgar em Vermeer e distingue este quadro das suas outras obras. Gosselink observou que isto cria uma sensação de ligação, como se a rapariga estivesse a observar diretamente o observador.

Enquanto alguns chamaram à “Rapariga com Brinco de Pérola” de “Mona Lisa do Norte”, Gosselink sugeriu com humor que talvez a Mona Lisa devesse agora ser chamada a “Rapariga do Sul”, aludindo à crescente popularidade da obra-prima de Vermeer.

ZAP //

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1 Comment

  1. Realmente, se Vermeer deu vida à sua arte, a “Rapariga do Brinco de Pérola” também olha para nós, foi essa a ideia dele! aliás todas as pinturas de Vermeer são tão naturais, que parecem fotografias! “Espetacular”.

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