/

Rabino próximo de Putin responsável por assinar documentos de certificação de Abramovich

2

ZAP // AFP / Comunidade Israelita Porto

O rabino Alexander Boroda, presidente da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, foi o responsável por assinar os documentos de certificação de que Roman Abramovich tem descendência de judeus sefarditas.

Os documentos, a que o Expresso teve acesso, confirmam que Roman Abramovich “preserva uma ligação sentimental com Portugal”, é “membro da comunidade sefardita”, “tem ascendência portuguesa”, e é “um judeu português sefardita”.

Terá sido devido a estes documentos que a Comunidade Judaica do Porto reconheceu como verdadeiro o sefardismo de Abramovich. Foi desta forma que o oligarca russo adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2020.

No entanto, além das garantias dadas pelo rabino Alexander Boroda, não há evidências a comprovar que Abramovich é realmente sefardita.

O rabino tem fortes ligações ao Presidente russo, Vladimir Putin. Ainda no início da invasão à Ucrânia, Boroda manifestou a sua “perplexidade pelo facto de o neonazismo se estar a afirmar ativamente num país como a Ucrânia”.

O jornal israelita The Jerusalem Post escreve que Boroda é considerado o segundo judeu mais influente na Rússia. É ainda membro da Chabad, uma das maiores organizações judaicas do mundo.

“Tenho ligações com os seus tios, com quem falei sobre as tradições familiares e vi a árvore genealógica. As ligações são por Hamburgo e as raízes da avó e do avô são da Lituânia. Existem tradições muito similares às dos judeus portugueses”, disse Boroda, à SIC, sobre a sua relação com o dono do Chelsea.

Daniel Litvak, rabino-chefe da Comunidade Judaica do Porto, confirma que Abramovich “tem origem sefardita atestada pelo Grande Rabinato Russo e por uma das autoridades judias mais importantes, por presença de apelidos do lado paterno e de apelidos sefarditas”.

Contudo, não corrobora esta alegação com qualquer prova além de que o russo “tem memória familiar atestada por Rabi Lazar”, o rabino-chefe da Rússia e também amigo pessoal de Vladimir Putin.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.