Há uma rã que pode ser usada como teste de gravidez

A rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis) teve uma vida tranquila nas águas da África Subsariana durante milhões de anos. Até que, nos anos 1930, um cientista britânico decidiu injetar-lhe urina.

Lancelot Hogben era um zoólogo que costumava injetar várias substâncias em animais, principalmente hormonas, para ver como reagiam. Após uma dessas experiências, descobriu acidentalmente que a injeção de hormonas da gravidez nesses animais estimulava-os a pôr ovos.

Maureen Symons lembra-se de receber os resultados de um exame de gravidez feito com uma rã Xenopus nos anos 1960. “Tenho uma imagem na minha cabeça de, pelo menos duas vezes, um médico de avental branco chegar e dizer, satisfeito, que estava grávida – as rãs puseram ovos'”, contou à BBC.

Os exames Xenopus não estavam, porém, disponíveis para o público geral. Eram usados em casos médicos urgentes – para distinguir, por exemplo, o desenvolvimento de um feto do crescimento de um tumor. Maureen teve dois abortos e só as rãs lhe deram um diagnóstico eficaz. “Hoje percebo que fui bastante privilegiada por fazer todos os exames”, disse.

O historiador da medicina Jesse Olszynko-Gryn, da Universidade de Strathclyde, na Escócia, disse que, embora a ideia soe estranha para is nossos ouvidos modernos, o princípio do teste é idêntico ao de um exame caseiro. A diferença é a forma como conversamos sobre gravidez.

O especialista disse que, nos anos 1930, o termo gravidez era raramente mencionado nos jornais, por ser considerado “muito biológico e um pouco rude”. Para o historiador, o teste da rã deu visibilidade à gravidez.

“Fazer exames de gravidez é parte da criação desta nova cultura em que vivemos hoje que realmente tornou a gravidez, o parto e a reprodução tão visíveis publicamente.” As rãs acabaram por ser deixadas em paz quando os primeiros exames caseiros começaram a ser desenvolvidos, nos anos 1970.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …