Alfredo Quintana está estável, mas em coma induzido

Alfredo Quintana / Instagram

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

O guarda-redes de andebol do FC Porto sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino, esta segunda-feira, e encontra-se em coma induzido.

De acordo com o jornal O Jogo, Alfredo Quintana continua internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de São João. A sua situação é estável, mas encontra-se em coma induzido, entubado e com prognóstico muito reservado. O jornal desportivo acrescenta que as primeiras 24 horas serão decisivas, assim como os dias seguintes.

O Jogo apurou ainda que o atleta, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino desta segunda-feira, já recuperou da parte cardíaca, mas tem um pequeno edema cerebral pelo tempo que esteve em paragem. Só nas próximas horas se poderá perceber se o luso-cubano ficará ou não com mazelas cerebrais.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Augusto Roxo, médico da seleção de andebol, disse que Quintana “é um grande atleta também a nível fisiológico”, por isso, ficou muito surpreendido com a notícia.

“Ele está bem entregue aos cuidados dos colegas do Hospital de São João”, sublinhou o médico, deixando palavras de “força e esperança” à família.

Na manhã desta terça-feira, na habitual newsletter “Dragões Diário”, o FC Porto escreveu que “o pensamento de todos está com Alfredo Quintana”.

Ontem à noite, na flash interview depois do jogo com o Marítimo, que os azuis e brancos venceram por 1-2, o treinador de futebol da equipa principal, Sérgio Conceição, também começou por enviar um “abraço à família” do atleta, tendo acrescentado que nesta altura todos são “poucos para rezar por ele e pedir a Deus para que tudo corra pelo melhor”.

O médio Matheus Uribe também dedicou a vitória ao atleta de andebol. “Aproveito para dedicar esta vitória ao Alfredo Quintana. Estamos todos com ele. Muita força”, disse depois do encontro.

Quintana, que a 20 de março completa 33 anos, nasceu em Havana, Cuba, tendo ingressado no FC Porto em 2010, tornando-se a grande referência do clube nessa década.

Foi campeão pelos portistas em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2019, ano em que ganhou também a Taça de Portugal e a Supertaça, que também tinha conquistado em 2010 e 2014.

O atleta de 2,01 metros naturalizou-se português e tornou-se internacional em 2014, através do selecionador Rolando Freitas, tendo, até agora, representado o país em 66 jogos e marcado 10 golos.

Esta época Quintana volta a ser fundamental no FC Porto, que lidera o campeonato com 19 vitórias em outros tantos jogos. Este domingo, no triunfo por 34-26 no reduto do Águas Santas, realizou 14 defesas e ainda marcou dois golos.

Como alternativas na baliza, o FC Porto tem o macedónio Nikola Mitrevski e o jovem Diogo Rêma.

O luso-cubano fez parte da seleção portuguesa de andebol que conquistou o 10.º lugar no Mundial que decorreu este ano no Egito, a sua melhor classificação de sempre.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …