Alfredo Quintana está estável, mas em coma induzido

Alfredo Quintana / Instagram

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

O guarda-redes de andebol do FC Porto sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino, esta segunda-feira, e encontra-se em coma induzido.

De acordo com o jornal O Jogo, Alfredo Quintana continua internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de São João. A sua situação é estável, mas encontra-se em coma induzido, entubado e com prognóstico muito reservado. O jornal desportivo acrescenta que as primeiras 24 horas serão decisivas, assim como os dias seguintes.

O Jogo apurou ainda que o atleta, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino desta segunda-feira, já recuperou da parte cardíaca, mas tem um pequeno edema cerebral pelo tempo que esteve em paragem. Só nas próximas horas se poderá perceber se o luso-cubano ficará ou não com mazelas cerebrais.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Augusto Roxo, médico da seleção de andebol, disse que Quintana “é um grande atleta também a nível fisiológico”, por isso, ficou muito surpreendido com a notícia.

“Ele está bem entregue aos cuidados dos colegas do Hospital de São João”, sublinhou o médico, deixando palavras de “força e esperança” à família.

Na manhã desta terça-feira, na habitual newsletter “Dragões Diário”, o FC Porto escreveu que “o pensamento de todos está com Alfredo Quintana”.

Ontem à noite, na flash interview depois do jogo com o Marítimo, que os azuis e brancos venceram por 1-2, o treinador de futebol da equipa principal, Sérgio Conceição, também começou por enviar um “abraço à família” do atleta, tendo acrescentado que nesta altura todos são “poucos para rezar por ele e pedir a Deus para que tudo corra pelo melhor”.

O médio Matheus Uribe também dedicou a vitória ao atleta de andebol. “Aproveito para dedicar esta vitória ao Alfredo Quintana. Estamos todos com ele. Muita força”, disse depois do encontro.

Quintana, que a 20 de março completa 33 anos, nasceu em Havana, Cuba, tendo ingressado no FC Porto em 2010, tornando-se a grande referência do clube nessa década.

Foi campeão pelos portistas em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2019, ano em que ganhou também a Taça de Portugal e a Supertaça, que também tinha conquistado em 2010 e 2014.

O atleta de 2,01 metros naturalizou-se português e tornou-se internacional em 2014, através do selecionador Rolando Freitas, tendo, até agora, representado o país em 66 jogos e marcado 10 golos.

Esta época Quintana volta a ser fundamental no FC Porto, que lidera o campeonato com 19 vitórias em outros tantos jogos. Este domingo, no triunfo por 34-26 no reduto do Águas Santas, realizou 14 defesas e ainda marcou dois golos.

Como alternativas na baliza, o FC Porto tem o macedónio Nikola Mitrevski e o jovem Diogo Rêma.

O luso-cubano fez parte da seleção portuguesa de andebol que conquistou o 10.º lugar no Mundial que decorreu este ano no Egito, a sua melhor classificação de sempre.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …