O guarda-redes de andebol do FC Porto sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino, esta segunda-feira, e encontra-se em coma induzido.
De acordo com o jornal O Jogo, Alfredo Quintana continua internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de São João. A sua situação é estável, mas encontra-se em coma induzido, entubado e com prognóstico muito reservado. O jornal desportivo acrescenta que as primeiras 24 horas serão decisivas, assim como os dias seguintes.
O Jogo apurou ainda que o atleta, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o treino desta segunda-feira, já recuperou da parte cardíaca, mas tem um pequeno edema cerebral pelo tempo que esteve em paragem. Só nas próximas horas se poderá perceber se o luso-cubano ficará ou não com mazelas cerebrais.
Em declarações ao Jornal de Notícias, Augusto Roxo, médico da seleção de andebol, disse que Quintana “é um grande atleta também a nível fisiológico”, por isso, ficou muito surpreendido com a notícia.
“Ele está bem entregue aos cuidados dos colegas do Hospital de São João”, sublinhou o médico, deixando palavras de “força e esperança” à família.
Na manhã desta terça-feira, na habitual newsletter “Dragões Diário”, o FC Porto escreveu que “o pensamento de todos está com Alfredo Quintana”.
Ontem à noite, na flash interview depois do jogo com o Marítimo, que os azuis e brancos venceram por 1-2, o treinador de futebol da equipa principal, Sérgio Conceição, também começou por enviar um “abraço à família” do atleta, tendo acrescentado que nesta altura todos são “poucos para rezar por ele e pedir a Deus para que tudo corra pelo melhor”.
O médio Matheus Uribe também dedicou a vitória ao atleta de andebol. “Aproveito para dedicar esta vitória ao Alfredo Quintana. Estamos todos com ele. Muita força”, disse depois do encontro.
Quintana, que a 20 de março completa 33 anos, nasceu em Havana, Cuba, tendo ingressado no FC Porto em 2010, tornando-se a grande referência do clube nessa década.
Foi campeão pelos portistas em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2019, ano em que ganhou também a Taça de Portugal e a Supertaça, que também tinha conquistado em 2010 e 2014.
O atleta de 2,01 metros naturalizou-se português e tornou-se internacional em 2014, através do selecionador Rolando Freitas, tendo, até agora, representado o país em 66 jogos e marcado 10 golos.
Esta época Quintana volta a ser fundamental no FC Porto, que lidera o campeonato com 19 vitórias em outros tantos jogos. Este domingo, no triunfo por 34-26 no reduto do Águas Santas, realizou 14 defesas e ainda marcou dois golos.
Como alternativas na baliza, o FC Porto tem o macedónio Nikola Mitrevski e o jovem Diogo Rêma.
O luso-cubano fez parte da seleção portuguesa de andebol que conquistou o 10.º lugar no Mundial que decorreu este ano no Egito, a sua melhor classificação de sempre.
ZAP // Lusa