Queremos lince ibérico em junho mas ainda não sabemos como

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico / Wikimedia

Lince Ibérico bebé

O secretário de Estado do Ordenamento do Território afirma que acredita numa reintrodução do lince-ibérico no país, em junho, mas as associações ouvidas pela Lusa dizem não estar reunidas as condições mínimas.

“Vamos desenvolver todas as ações necessárias para garantir o cumprimento deste objetivo”, afirmou Miguel de Castro Neto aos jornalistas, no final dos encontros com várias associações do setor que decorreram no Ministério do Ambiente.

“Neste momento não há nada que nos leve a adiar a decisão para o próximo ano”, referiu o governante. Contudo, “em última análise, o que pode acontecer é não reintroduzirmos o lince-ibérico em local nenhum se não tivermos condições”, admitiu o secretário de Estado, frisando que este não é o cenário previsto pelo Governo.

As declarações surgem depois de o comité ibérico do projeto LIFE+ Iberlince ter apontado o final da primavera como a altura escolhida para a reintrodução no lince-ibérico em zonas como o Vale do Guadiana.

Região não está preparada

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Energética e Biodiversidade (ANPC) já vieram mostrar o seu descontentamento pelo pouco tempo existente entre a tomada de decisão e a concretização da libertação desta espécie, referindo que poderão não estar reunidas as condições mínimas em junho.

Para que a ação ocorra com sucesso, é necessário garantir que existem coelhos bravos suficientes para servir de alimento ao lince-ibérico e também assegurar que estão firmados protocolos para a segurança das populações, o que de acordo com estas entidades ainda não aconteceu.

“Neste momento continuamos preocupados”, disse à Lusa Eduardo Santos, da LPN, depois de se reunir com o secretário de Estado.

O representante salientou que “é preciso reavaliar toda esta situação e escolher um local melhor e um momento melhor para avançar”.

Isto porque “se as coisas não correrem bem, vão pôr em causa todos os esforços anteriores, o que poderá fazer o processo recuar muitos anos. Além de que começar um projeto sem garantias vai minar no futuro todos os esforços que venham a ser levados a cabo”, adiantou Eduardo Santos.

Precisa-se mais coelhos

Já o presidente da ANPC, António Paula Santos, indicou aos jornalistas que “seria prudente esperar até fevereiro porque nessa altura a estirpe hemorrágica irá fazer-se sentir nas populações de coelhos”, o que permitirá “ter a certeza de que os coelhos ganharam resistência”.

“Não queremos participar num processo de solta do lince-ibérico correndo o risco de, três meses depois, voltarmos a uma situação de quebras de 90% dos coelhos, como aconteceu na zona de Mértola”, exemplificou o dirigente.

A ANPC solicitou ainda que o Governo “pondere a data de junho, mas que não deixe cair a reintrodução do lince-ibérico porque não é essa a intenção”.

Segundo o secretário de Estado Miguel Neto, o processo de reintrodução do lince-ibérico vai ocorrer de forma gradual no Vale do Guadiana, sendo que primeiro serão libertados três animais, depois mais três e finalmente dois.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …