Queremos lince ibérico em junho mas ainda não sabemos como

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico / Wikimedia

Lince Ibérico bebé

O secretário de Estado do Ordenamento do Território afirma que acredita numa reintrodução do lince-ibérico no país, em junho, mas as associações ouvidas pela Lusa dizem não estar reunidas as condições mínimas.

“Vamos desenvolver todas as ações necessárias para garantir o cumprimento deste objetivo”, afirmou Miguel de Castro Neto aos jornalistas, no final dos encontros com várias associações do setor que decorreram no Ministério do Ambiente.

“Neste momento não há nada que nos leve a adiar a decisão para o próximo ano”, referiu o governante. Contudo, “em última análise, o que pode acontecer é não reintroduzirmos o lince-ibérico em local nenhum se não tivermos condições”, admitiu o secretário de Estado, frisando que este não é o cenário previsto pelo Governo.

As declarações surgem depois de o comité ibérico do projeto LIFE+ Iberlince ter apontado o final da primavera como a altura escolhida para a reintrodução no lince-ibérico em zonas como o Vale do Guadiana.

Região não está preparada

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Energética e Biodiversidade (ANPC) já vieram mostrar o seu descontentamento pelo pouco tempo existente entre a tomada de decisão e a concretização da libertação desta espécie, referindo que poderão não estar reunidas as condições mínimas em junho.

Para que a ação ocorra com sucesso, é necessário garantir que existem coelhos bravos suficientes para servir de alimento ao lince-ibérico e também assegurar que estão firmados protocolos para a segurança das populações, o que de acordo com estas entidades ainda não aconteceu.

“Neste momento continuamos preocupados”, disse à Lusa Eduardo Santos, da LPN, depois de se reunir com o secretário de Estado.

O representante salientou que “é preciso reavaliar toda esta situação e escolher um local melhor e um momento melhor para avançar”.

Isto porque “se as coisas não correrem bem, vão pôr em causa todos os esforços anteriores, o que poderá fazer o processo recuar muitos anos. Além de que começar um projeto sem garantias vai minar no futuro todos os esforços que venham a ser levados a cabo”, adiantou Eduardo Santos.

Precisa-se mais coelhos

Já o presidente da ANPC, António Paula Santos, indicou aos jornalistas que “seria prudente esperar até fevereiro porque nessa altura a estirpe hemorrágica irá fazer-se sentir nas populações de coelhos”, o que permitirá “ter a certeza de que os coelhos ganharam resistência”.

“Não queremos participar num processo de solta do lince-ibérico correndo o risco de, três meses depois, voltarmos a uma situação de quebras de 90% dos coelhos, como aconteceu na zona de Mértola”, exemplificou o dirigente.

A ANPC solicitou ainda que o Governo “pondere a data de junho, mas que não deixe cair a reintrodução do lince-ibérico porque não é essa a intenção”.

Segundo o secretário de Estado Miguel Neto, o processo de reintrodução do lince-ibérico vai ocorrer de forma gradual no Vale do Guadiana, sendo que primeiro serão libertados três animais, depois mais três e finalmente dois.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …