Uma equipa de arqueólogos descobriu um artefacto na Turquia com um aviso mórbido: “Quem quebrar isto morrerá”.
Esta mensagem foi encontrada inscrita num selo que remonta ao Império Hitita no segundo milénio a.C., sugerindo que o contrato que assegurava era de extrema importância.
A descoberta foi feita nas ruínas de Büklükale, perto do rio Kizilirmak, a cerca de 60 quilómetros de Ancara, a capital da Turquia.
Este sítio tem sido um ponto focal para os arqueólogos há mais de uma década devido à sua localização estratégica ao longo do rio mais longo do país, uma rota comercial crucial nos tempos antigos.
Os peritos identificaram a inscrição do selo como sendo escrita num antigo alfabeto logosilábico do Médio Oriente.
A equipa, liderada por Kimiyoshi Matsumura, do Instituto Japonês de Arqueologia da Anatólia, ficou particularmente surpreendida com a severidade da pena. Normalmente, as leis hititas prescreviam multas, e não a morte, para a violação de contratos.
Matsumura explicou que terá pertencido ao rei ou à rainha soberana de Hattusa, a capital hitita.
“Estes selos eram normalmente apostos em contratos”, disse Matsumura, citado pelo Popular Mechanics. “Afirmando que se algo fosse feito contra o contrato, seria penalizado. O rei e a rainha de Hattusa enviaram algo para cá. Isto mostra que esta cidade mantinha relações intensas entre Hattusa e a família real”.
Esta não é a primeira descoberta significativa de Matsumura em Büklükale. Anteriormente, desenterrou uma tábua que descrevia uma guerra civil e o envolvimento de várias cidades, escrita no mesmo estilo da inscrição do selo.
“A descoberta de tabuletas hurrianas mostra que aqui se realizavam cerimónias religiosas. Sabe-se que estas cerimónias eram realizadas pela família real, pelo rei ou pela rainha hititas. Nesse sentido, também se pensa que o rei hitita veio para aqui ou residiu aqui”, descreveu Matsumura.
As provas que apontam para Büklükale como residência real durante a Idade do Bronze estão a aumentar. “Todas estas descobertas mostram que Büklükale é uma cidade importante no Império Hitita”, afirmou Matsumura.
Os arqueólogos encontraram ainda outro selo de terracota, embora em fragmentos. A equipa espera decifrar os seus motivos com um exame mais aprofundado.