Queda de helicóptero em Nova Iorque faz cinco mortos

FDNY Handout / EPA

Os cinco passageiros do helicóptero que se despenhou este domingo, em East River, morreram. O piloto foi resgatado com vida.

A queda de um helicóptero turístico em East River, Nova Iorque, provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo. De acordo com o porta-voz da polícia de Nova Iorque, apenas o piloto sobreviveu, por ter conseguido libertar-se do interior, tendo sido socorrido por uma embarcação que se aproximou do local, na noite de domingo.

Inicialmente as autoridades informaram que duas pessoas tinham falecido, três tinham ficado feridas com gravidade e que o piloto se tinha salvado. O balanço das vítimas foi atualizado depois de o  porta-voz do autarca de Nova Iorque informar que o Eurocopter AS350 caiu pouco depois das 19h00 locais de domingo (23h00 de Lisboa).

A Administração Federal de Aviação (FAA) e a agência nacional de segurança dos transportes estão a investigar o ocorrido. Um vídeo filmado por um cidadão e publicado no Twitter mostra um helicóptero vermelho a afundar-se na água e depois a virar-se quando os rotores ficam debaixo de água.

O helicóptero, um modelo usado por empresas turísticas, desceu junto a Gracie Mansion, onde fica a residência do autarca. Várias embarcações foram vistas a aproximarem-se do local para auxiliar os eventuais sobreviventes. Testemunhas disseram aos jornalistas que o helicóptero pareceu ficar cheio de água rapidamente.

Estava a afundar muito rapidamente“, disse Mary Lee, de 66 anos, ao New York Post. As testemunhas descreveram ver pelo menos uma pessoa a emergir do helicóptero e a agitar as suas mãos pedindo ajuda.

Os céus sobre Nova Iorque estão normalmente repletos de helicópteros que transportam turistas, empresários, repórteres de trânsito, equipas médicas e outros. Estes acidentes não são raros.

Um acidente em outubro de 2011 no East River matou uma mulher britânica que visitava a cidade. Três outros passageiros ficaram feridos. Um helicóptero num passeio turístico de Manhattan caiu no rio Hudson em julho de 2007, causando pânico nas oito pessoas a bordo, mas não ferindo ninguém.

Em junho de 2005, dois helicópteros caíram no East River na mesma semana. Um deles causou ferimentos a oito pessoas, incluindo alguns executivos bancários. O outro atingiu a água logo após a descolagem num voo turístico, ferindo seis turistas e o piloto.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …