Queda de helicóptero em Nova Iorque faz cinco mortos

FDNY Handout / EPA

Os cinco passageiros do helicóptero que se despenhou este domingo, em East River, morreram. O piloto foi resgatado com vida.

A queda de um helicóptero turístico em East River, Nova Iorque, provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo. De acordo com o porta-voz da polícia de Nova Iorque, apenas o piloto sobreviveu, por ter conseguido libertar-se do interior, tendo sido socorrido por uma embarcação que se aproximou do local, na noite de domingo.

Inicialmente as autoridades informaram que duas pessoas tinham falecido, três tinham ficado feridas com gravidade e que o piloto se tinha salvado. O balanço das vítimas foi atualizado depois de o  porta-voz do autarca de Nova Iorque informar que o Eurocopter AS350 caiu pouco depois das 19h00 locais de domingo (23h00 de Lisboa).

A Administração Federal de Aviação (FAA) e a agência nacional de segurança dos transportes estão a investigar o ocorrido. Um vídeo filmado por um cidadão e publicado no Twitter mostra um helicóptero vermelho a afundar-se na água e depois a virar-se quando os rotores ficam debaixo de água.

O helicóptero, um modelo usado por empresas turísticas, desceu junto a Gracie Mansion, onde fica a residência do autarca. Várias embarcações foram vistas a aproximarem-se do local para auxiliar os eventuais sobreviventes. Testemunhas disseram aos jornalistas que o helicóptero pareceu ficar cheio de água rapidamente.

Estava a afundar muito rapidamente“, disse Mary Lee, de 66 anos, ao New York Post. As testemunhas descreveram ver pelo menos uma pessoa a emergir do helicóptero e a agitar as suas mãos pedindo ajuda.

Os céus sobre Nova Iorque estão normalmente repletos de helicópteros que transportam turistas, empresários, repórteres de trânsito, equipas médicas e outros. Estes acidentes não são raros.

Um acidente em outubro de 2011 no East River matou uma mulher britânica que visitava a cidade. Três outros passageiros ficaram feridos. Um helicóptero num passeio turístico de Manhattan caiu no rio Hudson em julho de 2007, causando pânico nas oito pessoas a bordo, mas não ferindo ninguém.

Em junho de 2005, dois helicópteros caíram no East River na mesma semana. Um deles causou ferimentos a oito pessoas, incluindo alguns executivos bancários. O outro atingiu a água logo após a descolagem num voo turístico, ferindo seis turistas e o piloto.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.