Um meteorito que caiu em setembro na aldeia de Sarıçiçek, na Turquia, está a tornar-se uma grande fonte de riqueza para muitos dos habitantes que encontram restos da rocha.
A passagem de um asteroide costuma ser motivo de preocupação para algumas pessoas que consideram a hipótese de um possível impacto na Terra, um fenómeno que raramente chega a acontecer.
Porém, para os habitantes de Sarıçiçek, no leste da Turquia, a chegada de um meteorito em setembro foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
Semanas depois de o meteorito ter caído na pequena aldeia, os locais começaram a perceber que os pedaços espalhados pela área eram, na verdade, uma inesperada fonte de riqueza, conta a BBC.
No início, os habitantes começaram a recolher as amostras deixadas no chão apenas por curiosidade. Mas depois da chegada de um especialista ao local, deram conta de que essas pequenas pedras eram também o interesse de muitos colecionadores espalhados por todo o mundo.
De acordo com a imprensa local, os habitantes já receberam, no total, mais de 350 mil dólares, cerca de 327 mil euros, e portanto as buscas por estas “pedras preciosas” continuam.
O preço médio de uma grama pode mesmo chegar aos 60 dólares, segundo conta o site local Haberturk.
Para já, o mais felizardo nesta história é Hasan Beldek, um homem de 30 anos que encontrou um pedaço de 1,5 quilos, depois de a sogra insistir que seguisse o exemplo de outros moradores e fosse à procura de pedras.
“Não aguentava mais ouvi-la, então decidi testar a minha sorte”, conta Beldek ao mesmo site.
“Andei à procura durante três ou quatro horas, até que encontrei uma pedra preta brilhante maior do que um punho que parecia que estava a olhar para mim”, recorda.
O homem já recebeu várias ofertas, algumas de 120 mil dólares, cerca de 112 mil euros, mas foram todas recusadas.
Beldek continua a achar que vai conseguir mais dinheiro, valor que o poderá ajudar a abrir o restaurante com que sempre sonhou com os restantes irmãos em Istambul.
Conclusão a tirar desta história: por mais que seja difícil, não ignore a sua sogra.
ZAP / BBC
Vai poder finalmente ver-se livre da sogra…?
Não é uma grama — é UM grama. Tal como UM quilograma. Uma grama é uma erva! Algo que qualquer jornalista devia saber.
Se fossem diamantes até o amigo Soares se propunha viajar até à dita aldeia à procura de alguns.
Boa noite, eu também tenho uma uma “pedra” com uma forma arredondada que mais parece ser um pedaço de ferro, que o meu falecido avô dizia ter apanhado há cerca de 60 ou 70 anos no Alentejo.
Esta “pedra” tem mais ou menos a dimensão de uma bola de ténis e pesa mais de 2 Kg e, segundo palavras do meu avô, o objeto caíu do céu e vinha incandescente e estava ainda quente quando ele a foi recolher.
Se alguém estiver interessado ou souber de algum colecionador que possa analisar este objeto agradeço o contacto. [email protected] para mais informações.