Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

alex-pl / Flickr

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros.

“Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou viagens, os sentimentos sobre a pessoa que publicou essas selfies eram negativos e os sentimentos sobre uma pessoa que publicou poses eram positivos”, afirma o psicólogo Chris Barry, da Washington State University, citado pelo Science Alert.

Estes são resultados inovadores, uma vez que a maioria das investigações sobre este tema tem-se focado nas personalidades por trás das publicações no Instagram, e não nas pessoas que julgam essas fotografias. Muitos desses estudos tentaram encontrar uma ligação entre o narcisismo e a selfie, mas quando Barry e os colegas analisaram esse fenómeno, não conseguiram encontrar nada.

A equipa recrutou dois grupos de estudantes de duas universidades diferentes. O primeiro grupo, com 30 alunos, preencheu um questionário de personalidade e permitiu que os investigadores pudessem ter acesso às suas 30 publicações mais recentes no Instagram.

Os seus perfis foram então enviados ao segundo grupo de 119 alunos da outra universidade, para que pudessem avaliar as fotografias usando 13 atributos, como egocentrismo, baixa autoestima, extroversão e sucesso.

Os psicólogos analisaram então os resultados para ver se havia algum elemento de uma publicação no Instagram que pudesse levar outros utilizadores a fazer julgamentos precipitados. No geral, aqueles que postaram mais poses deram a impressão de uma maior auto-estima, uma natureza extrovertida, sucesso e simpatia.

As selfies, por outro lado, foram julgadas de forma mais dura. Os investigadores não sabem exatamente porque é que isso acontece, mas sugerem que as poses são mais naturais, logo o público vê a pessoa de maneira semelhante a como seria vista na vida real. Noutras palavras, a sua personalidade parece menos planeada e mais sincera.

Os cientistas também sugerem que, como as selfies são postadas menos frequentemente, quando aparecem destacam-se no feed e podem indicar algo estranho ou incomum sobre a pessoa que as publicou. A última explicação, por fim, é que as selfies fazem parecer as pessoas egocêntricas, mesmo que não tenham sido partilhadas por motivos narcisísticos.

Estranhamente, os psicólogos descobriram que as selfies estavam associadas a um menor narcisismo grandioso e que partilhar uma fotografia tirada por outra pessoa está mais conectada ao narcisismo auto-relatado. E o mesmo padrão foi encontrado no chamado “Fear Of Missing Out” (FOMO) — “medo de perder” — a ansiedade social de que os outros possam ter experiências gratificantes das quais estamos ausentes.

Barry considera que os resultados do estudo, publicados na revista Journal of Research in Personality, são apenas uma pequena peça do puzze mas sugerem que as redes sociais pode dizer-nos mais sobre perceção do que intenção.

“Embora possa haver uma variedade de motivos por trás das pessoas publicarem imagens suas no Instagram, o modo como essas fotos são percebidas parece seguir um padrão mais consistente”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …