Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

alex-pl / Flickr

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros.

“Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou viagens, os sentimentos sobre a pessoa que publicou essas selfies eram negativos e os sentimentos sobre uma pessoa que publicou poses eram positivos”, afirma o psicólogo Chris Barry, da Washington State University, citado pelo Science Alert.

Estes são resultados inovadores, uma vez que a maioria das investigações sobre este tema tem-se focado nas personalidades por trás das publicações no Instagram, e não nas pessoas que julgam essas fotografias. Muitos desses estudos tentaram encontrar uma ligação entre o narcisismo e a selfie, mas quando Barry e os colegas analisaram esse fenómeno, não conseguiram encontrar nada.

A equipa recrutou dois grupos de estudantes de duas universidades diferentes. O primeiro grupo, com 30 alunos, preencheu um questionário de personalidade e permitiu que os investigadores pudessem ter acesso às suas 30 publicações mais recentes no Instagram.

Os seus perfis foram então enviados ao segundo grupo de 119 alunos da outra universidade, para que pudessem avaliar as fotografias usando 13 atributos, como egocentrismo, baixa autoestima, extroversão e sucesso.

Os psicólogos analisaram então os resultados para ver se havia algum elemento de uma publicação no Instagram que pudesse levar outros utilizadores a fazer julgamentos precipitados. No geral, aqueles que postaram mais poses deram a impressão de uma maior auto-estima, uma natureza extrovertida, sucesso e simpatia.

As selfies, por outro lado, foram julgadas de forma mais dura. Os investigadores não sabem exatamente porque é que isso acontece, mas sugerem que as poses são mais naturais, logo o público vê a pessoa de maneira semelhante a como seria vista na vida real. Noutras palavras, a sua personalidade parece menos planeada e mais sincera.

Os cientistas também sugerem que, como as selfies são postadas menos frequentemente, quando aparecem destacam-se no feed e podem indicar algo estranho ou incomum sobre a pessoa que as publicou. A última explicação, por fim, é que as selfies fazem parecer as pessoas egocêntricas, mesmo que não tenham sido partilhadas por motivos narcisísticos.

Estranhamente, os psicólogos descobriram que as selfies estavam associadas a um menor narcisismo grandioso e que partilhar uma fotografia tirada por outra pessoa está mais conectada ao narcisismo auto-relatado. E o mesmo padrão foi encontrado no chamado “Fear Of Missing Out” (FOMO) — “medo de perder” — a ansiedade social de que os outros possam ter experiências gratificantes das quais estamos ausentes.

Barry considera que os resultados do estudo, publicados na revista Journal of Research in Personality, são apenas uma pequena peça do puzze mas sugerem que as redes sociais pode dizer-nos mais sobre perceção do que intenção.

“Embora possa haver uma variedade de motivos por trás das pessoas publicarem imagens suas no Instagram, o modo como essas fotos são percebidas parece seguir um padrão mais consistente”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …