Cerca de 190 voos cancelados em Munique devido a erro de um passageiro

O aeroporto de Munique, na Alemanha, foi forçado na terça-feira a cancelar “cerca de 190 voos” depois de a polícia ter ordenado a suspensão de check-in e evacuado alguns terminais para procurar um passageiro espanhol que fez disparar os alarmes.

De acordo com o Público, que cita a Reuters, o homem saiu do terminal 2 através de uma porta de emergência sem passar pelo controlo de segurança. A polícia foi obrigada a evacuar o aeroporto, incluindo os passageiros que já tinham passado a segurança, para garantir que não tinham sido deixados quaisquer itens perigosos na infra-estrutura.

Enquanto decorria o encerramento, que se prolongaria por quase quatro horas, o passageiro que cometeu o erro, um turista espanhol, avançava até ao terminal 1, tendo sido detido pela polícia.

Vindo de férias na Tailândia, o jovem (identificado apenas  como tendo entre 20 e 25 anos), estava em trânsito para Madrid. Terá saído do avião e ido à casa de banho. Ao sair, tomou o trajeto errado e chegou a uma porta, que conseguiu abrir premindo um botão. Segundo o El País, o jovem está “horrorizado” com tudo o que provocou a seguir.

Ao conseguir abrir a porta e sair do terminal sem passar pelo controlo de segurança, obrigatório para passageiros chegados em voos vindos de fora do Espaço Schengen, fez disparar os alarmes. Assim, foram ativados os protocolos de segurança, com partes dos terminais a serem evacuadas – todo o terminal 2 e secções do 1 -, iniciando-se o processo de detenção do passageiro.

Segundo a AP, a polícia terá concluído que tudo não passou, de facto, de um erro do passageiro, sem outras intenções, sendo provável que o jovem não sofra consequências.

Depois de quatro horas com o aeroporto em suspenso, as operações foram retomadas mas os danos estavam feitos: o aeroporto, que foi atualizando a informação em tempo real no Twitter, confirmou que devido à longa interrupção haveria grandes atrasos nos voos, além de cancelamentos.

Estes, segundo dados do aeroporto, chegaram a “cerca de 190” a meio da tarde, conforme se lê num comunicado do aeroporto, esperando-se ainda “atrasos ao longo da noite”. Mais de cinco mil passageiros terão sido afetados pela situação.

Não é a primeira vez um caso assim ocorre em Munique: no ano passado, lembrou a agência de notícias alemã DPA, um incidente idêntico, envolvendo então uma passageira, levou ao cancelamento de 330 voos.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.