Quantos bilhetes precisa para ganhar a lotaria? Matemáticos deram a resposta

6

O velho ditado que diz que a lotaria é um jogo para aqueles que têm dificuldades com a matemática pode não ser inteiramente verdade.

Embora a utilização da matemática para prever os ganhos da lotaria possa não o tornar um milionário instantâneo, os matemáticos da Universidade de Manchester descobriram uma abordagem interessante para maximizar as suas hipóteses de sucesso.

Analisando mais de perto o Lotto da Lotaria Nacional do Reino Unido, que envolve a seleção de seis números entre 1 e 59, os investigadores tentaram decifrar a dinâmica das probabilidades em jogo.

O objetivo é prever os números sorteados e garantir uma vitória, que pode ir desde uma simples combinação de pares até ao jackpot, adivinhando corretamente os seis números. O atual jackpot é de 7,8 milhões de libras (9 milhões de euros).

David Stewart e o David Cushing procuraram descobrir o número mínimo de bilhetes necessários para garantir uma vitória.

Surpreendentemente, escreve a IFLScience, a sua análise revelou que, com apenas 27 bilhetes, é possível garantir pelo menos dois números corretos de entre 45.057.474 combinações possíveis.

Para ilustrar estas possibilidades, os matemáticos utilizaram o conceito de planos de Fano. Esta abordagem permitiu-lhes visualizar as várias combinações, cada uma representada por linhas que passam por três pares, formando um sexteto vencedor.

University of Manchester

Provar que 26 bilhetes são insuficientes para garantir um prémio foi um desafio.

“Fundamentalmente, existe uma tensão que advém do facto de existirem apenas 156 entradas em 26 bilhetes. Isto significa que muitos números não podem aparecer muitas vezes. Eventualmente, vemos que conseguimos encontrar seis números que não aparecem juntos em nenhum bilhete. Em termos de teoria dos grafos, acabamos por provar a existência de um conjunto independente de tamanho seis”, explicou Stewart.

O matemático Peter Rowlett calculou que, em cerca de 99% dos casos, o investimento em bilhetes de lotaria não produziria retornos significativos. Embora a teoria forneça informações valiosas, os investigadores decidiram pô-la em prática.

Antes do sorteio de 1 de julho de 2023, compraram 27 bilhetes de lotaria, no valor de 54 libras (62 euros).

O resultado? Três bilhetes vencedores, cada um correspondendo a um par – o que lhes deu direito a bilhetes gratuitos gerados aleatoriamente para a lotaria seguinte. No entanto, nenhum desses três bilhetes ganhou.

O artigo dos investigadores, embora ainda não tenha sido revisto por pares, está disponível no portal arXiv.

ZAP //

6 Comments

  1. Aqui está uma boa teoria para aumentar a receita da Santa casa. É como quem diz, não compre um bilhete que isso não sai nada, compre 26! Há cum cada estudo….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.