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Emprego: se reunir estas 6 características, a contratação está garantida

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Depois de ter lido o título, já estará a pensar: mas para que cargo, para que empresa? Não interessa.

Obviamente é algo arriscado assegurar que, independentemente do cargo a que se candidata e da empresa em causa, a sua contratação está garantida se reunir as próximas seis características.

Mas Liz Ryan já tinha escrito na revista Forbes que os anúncios de emprego dizem pouco do que realmente vai acontecer na entrevista. Quem está a contratar, procura qualidades, características, que não são visíveis através de uma resposta por computador.

Judith Humphrey, fundadora de uma empresa ligada à comunicação, arriscou e publicou na revista Fast Company uma lista das qualidades indispensáveis que uma pessoa deve ter se quiser ser contratada. Nenhuma delas é surpreendente.

A primeira é autenticidade. É a primeira e a mais importante. Qual é o patrão que quer uma pessoa falsa? Ou que esconde coisas? Mostrar as características genuínas é essencial. A pessoa candidata deve (mesmo) mostrar quem é. Porque, se não mostrar, acabará por ser “descoberta”, mesmo que demore algum tempo – muitas vezes demora pouco.

A segunda é o positivismo. Dizer palavras como “absolutamente” e “amor” vai ajudar na entrevista; dizer “terrível” vai prejudicar. Elogiar pessoas ou a própria empresa, elevar a “energia” da conversa é importante, pode ser crucial. Quem quer contratar alguém negativo e que está sempre a reclamar?

Confiança. Característica chave, claro. Uma pessoa pode não estar 100% a par do que vai fazer na empresa, se for contratada – mas se se preparar, se estiver focada e sobretudo se demonstrar confiança plena de que vai conseguir… A contratação fica bem mais próxima.

Paixão. Pessoas entusiasmadas, até mesmo apaixonadas pelo que fazem ou vão fazer, ganham preferência na lista de candidatos. Mas convém demonstrar essa paixão durante a conversa. Ou melhor, logo no momento da candidatura.

Causar impacto também é importante. Deixar o currículo não chega – é fundamental mostrar que impacto é que teve nas empresas por onde passou. E mais: é fundamental mostrar o impacto que terá, caso seja contratada.

Por fim, a gratidão. Agradecer a quem nos ajudou na procura pelo emprego, a quem se relaciona connosco, a quem nos entrevistou, a quem nos orientou. E até agradecer às empresas que rejeitaram a nossa candidatura (responderam, pelo menos). E nunca se sabe quando voltarão a contactar.

ZAP //

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