Os humanos sempre gostaram de piadas com traques — e a anedota mais antiga do mundo, contada pelos sumérios em 1600 A.C., não foge à regra e envolve obviamente um pum.
O humor pode ser algo universal, e as piadas, algumas das expressões humanas mais antigas registadas, nem sempre sobrevivem à tradução.
Um exemplo é uma das piadas mais antigas do mundo, escrita pelos Sumérios, há 4000 anos — que é considerada a piada de bar mais velha escrita por humanos: “um cão entra num bar e diz ‘não consigo ver nada. Vou abrir este aqui’”.
Bem, é possível que esta piada tenha sido verdadeiramente hilariante na Suméria, mas atualmente não faz sentido. Segundo sustenta uma teoria, seria um trocadilho com o verbo “ver”, que, em sumério, deriva de “abrir os olhos”: assim, o cão estaria de olhos fechados.
Mas, sem uma máquina do tempo, não temos forma de ter a certeza.
Há alguns anos, esta piada viralizou e tornou-se uma sensação na internet, tendo protagonizado inúmeros memes e sido até objeto de análises científicas, já que ninguém sabia porque os antigos sumérios a achavam tão engraçada.
Apesar de ser a piada de bar mais velha do mundo, não é a piada mais antiga de todas — conhecemos algumas mais velhas do que esta, e os cientistas continuam a procurar ainda piadas na busca.
A piada mais antiga do mundo
Uma das pesquisas mais intensas à procura de humoristas da antiguidade foi conduzida em 2008, por investigadores da Universidade de Wolverhampton.
O estudo permitiu identificar um antigo provérbio, também sumério, que é agora considerada a piada mais antiga que se conhece.
Os sumérios viviam no sul da Mesopotâmia, no atual Iraque, e por lá estiveram entre 5000 a.C. e 1750 a.C., — tendo ficado conhecidos pela sua arte, construções sumptuosas e civilização.
Mesmo com este passado glorioso, os sumérios gostavam de piadas porcas, tal como os humanos modernos. O provérbio em questão é prova disso mesmo, já que não passa de uma piada com gases —que, traduzida, seria “há uma coisa que nunca aconteceu, desde tempos imemoriais: uma jovem peidar-se no colo do marido”.
Algumas das piadas mais antigas do mundo têm origem no Egito, como é o caso de uma escrita num papiro enterrado com o faraó Seneferu em cerca de 1600 a.C.
E qual é o livro de piadas mais antigo do mundo?
Philogelos (“O Gracejador”, em tradução livre) é considerado o mais antigo livro de piadas conhecido. Escrito em grego por Hierocles e Filagrio, o compêndio traz mais de 250 piadas em diversos temas.
Uma destas piadas é sobre um astrólogo rude, que profetiza a uma mulher que o seu filho terá uma vida longa, e que lhe pede um pagamento pela previsão. A mulher pede ao astrólogo que volte no dia seguinte para receber o pagamento, mas ele responde: “mas então e se o menino morrer durante a noite e eu ficar sem o dinheiro?”
Bem, esta tem um pouco mais de graça do que a do cão que entra num bar e diz que não consegue ver nada…
ZAP // CanalTech
“há uma coisa que nunca aconteceu, desde tempos imemoriais: uma jovem não se peidou no colo do marido”.
Sugiro que corrijam a última frase, recorrendo às formas verbais correctas (conjuntivo). Dessa forma talvez se entenda a piada.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.