Aumento da tensão. Pyongyang mobiliza 180 aeronaves, Seul destaca 80 caças

A Coreia do Sul destacou esta sexta-feira cerca de 80 caças, anunciaram as Forças Armadas do país, após terem detetado uma mobilização de 180 aeronaves na Coreia do Norte.

A escalada de tensão entre os dois países acontece numa altura em que Seul participa em exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos (EUA).

Em comunicado, citado pela CNN, as Forças Armadas sul-coreanas afirmaram ter enviado “80 aviões de combate, incluindo o F-35A invisível”, ao avistarem os aviões entre as 11:00 e as 15:00 locais. Os jatos utilizados nas manobras conjuntas “mantiveram uma postura de prontidão”, preparados para serem utilizados, indicaram.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, referido pelo CBS News, indicou que os aviões de guerra norte-coreanos foram detetados em várias áreas do interior e ao longo das costas Leste e Oeste dos dois países, apesar de não terem chegado muito perto da fronteira.

As tensões entre o Norte e o Sul aumentaram significativamente na segunda-feira com os exercícios militares “Tempestade Vigilante” entre os EUA e a Coreia do Sul. Com o lançamento de 23 mísseis norte-coreanos, os aliados anunciaram a extensão dos exercícios até 05 de novembro.

António Guterres condenou, através da porta-voz Stéphane Dujarric, os lançamentos de mísseis do Norte e pediu a Pyongyang que pare com as provocações e que volte às conversações. O secretário-geral da ONU está “profundamente preocupado com a tensão” e apela ao Norte para “retomar as negociações”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.