Putin garante que não vai enviar tropas terrestres para a Síria

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Presidente russo reiterou que Moscovo não irá enviar tropas terrestres para apoiar as forças do regime de Bashar al-Assad na Síria, país onde a Rússia iniciou, em finais de setembro, uma intensa campanha de ataques aéreos.

“Não temos a intenção de o fazer, e os nossos amigos sírios sabem disso”, respondeu Vladimir Putin, quando questionado pelo canal de televisão russo Rossia 1, sobre um eventual destacamento de soldados russos na Síria.

Segundo o chefe de Estado russo, o objetivo da intervenção militar de Moscovo na Síria é “estabilizar as autoridades legítimas e criar condições para aplicar um compromisso político”.

A Rússia é um aliado tradicional do regime de Bashar al-Assad e várias vozes têm denunciado que os bombardeamentos russos, que pretendem atingir posições dos ‘jihadistas’ do Estado Islâmico no território sírio, têm também visado os grupos armados que contestam o regime de Damasco.

Apesar das recentes demonstrações por parte do exército russo — que conseguiu pela primeira vez destruir alvos com mísseis de cruzeiros disparados a uma distância superior de 1.500 quilómetros do destino -, Putin afirmou que a Rússia não está envolvida numa “corrida ao armamento” com o Ocidente.

“Não se trata de uma corrida ao armamento. É um facto que as armas modernas estão a melhorar e a mudar. E em outros países, isso acontece ainda mais rápido. É por isso que é necessário mantermo-nos atualizados”, afirmou o Presidente russo.

O Ministério da Defesa russo anunciou que os ataques aéreos conduzidos pela Força Aérea de Moscovo atingiram 63 alvos na Síria, nas últimas 24 horas, ações que destruíram, entre outros alvos, um posto de comando, posições fortificadas e depósitos de munições.

O ministério russo deu conta também de progressos nas negociações com o Pentágono sobre a segurança do espaço aéreo sírio, de forma a evitar eventuais incidentes entre os aviões russos e os aviões da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Desde o início da sua intervenção na Síria, a 30 de setembro, a Rússia realizou bombardeamentos com recurso a aviões de combate e a navios de guerra da frota do mar Cáspio.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que grande filho da Putin!..
    Este “animal” continua a fazer tudo, para escalar os problemas com a NATO e para voltar à ilusão da Grande Rússia!!
    Não interessa como, nem a que preço!!

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …