Os pulsos de homens e mulheres mexem-se de forma diferente

A diferença entre homens e mulheres também está nos pulsos. É o que conclui um novo estudo científico que constata que os ossos dos pulsos se movimentam de forma diferente conforme o género.

Havia uma ideia instalada de que os pulsos direito e esquerdo dos indivíduos são um espelho um do outro, mas não havia provas que o confirmassem, até agora, graças a um novo estudo que recorreu a técnicas de imagem de ressonância magnética.

A investigação publicada no Journal of Biomechanics também permitiu apurar que os ossos dos pulsos de homens e mulheres se movimentam de forma diferenciada.

A pesquisa passou pela digitalização dos dois pulsos de 18 pessoas – 9 homens e 9 mulheres com idades variadas e sem historial de lesões, doenças ou dores nesta zona do corpo.

Com recurso a técnicas de imagem de ressonância magnética que permitem obter uma perspectiva de 3 dimensões dos pulsos em movimento, os investigadores observaram os ossos e as articulações a executarem cinco movimentos distintos. Fizeram uso de técnicas avançadas de matemática para analisar as imagens e gerar modelos do movimento dos pulsos.

“Enquanto cada osso do pulso já tinha sido estudado individualmente antes, o nosso trabalho foca-se mesmo na forma como os ossos do pulso se movem e agem em conjunto”, explica o investigador Brent Foster do Departamento de Radiologia da Universidade Davis na Califórnia, em declarações divulgadas pela instituição num comunicado.

Os investigadores partiram de um pressuposto inicial de que não havia diferenças nas movimentações entre os pulsos de homens e mulheres, mas concluíram que esta tese está errada.

Já se conheciam “diferenças de escala entre homens e mulheres”, mas neste novo estudo foi possível examinar que “as trajectórias dos ossos durante o movimento dos pulsos diferem por género”, como destaca Foster.

“Condições do pulso como o síndrome do túnel cárpico afectam realmente, desproporcionalmente, as mulheres, embora não seja claro porquê”, destaca o investigador Abhijit Chaudhari que integra igualmente o Departamento de Radiologia da Universidade Davis.

O estudo permitiu analisar o movimento dos ossos dos pulsos ao vivo pela primeira vez e “apenas digitalizando cinco movimentos básicos dos pulsos”, foi possível “explicar cerca de 91% das variações entre os indivíduos”, constata Chaudhari.

Esta análise pode ter implicações relevantes, nomeadamente para ajudar a definir futuros tratamento em doenças que afectam os pulsos, como a osteoartrite ou o já referido síndrome do túnel cárpico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …