Os pulsos de homens e mulheres mexem-se de forma diferente

A diferença entre homens e mulheres também está nos pulsos. É o que conclui um novo estudo científico que constata que os ossos dos pulsos se movimentam de forma diferente conforme o género.

Havia uma ideia instalada de que os pulsos direito e esquerdo dos indivíduos são um espelho um do outro, mas não havia provas que o confirmassem, até agora, graças a um novo estudo que recorreu a técnicas de imagem de ressonância magnética.

A investigação publicada no Journal of Biomechanics também permitiu apurar que os ossos dos pulsos de homens e mulheres se movimentam de forma diferenciada.

A pesquisa passou pela digitalização dos dois pulsos de 18 pessoas – 9 homens e 9 mulheres com idades variadas e sem historial de lesões, doenças ou dores nesta zona do corpo.

Com recurso a técnicas de imagem de ressonância magnética que permitem obter uma perspectiva de 3 dimensões dos pulsos em movimento, os investigadores observaram os ossos e as articulações a executarem cinco movimentos distintos. Fizeram uso de técnicas avançadas de matemática para analisar as imagens e gerar modelos do movimento dos pulsos.

“Enquanto cada osso do pulso já tinha sido estudado individualmente antes, o nosso trabalho foca-se mesmo na forma como os ossos do pulso se movem e agem em conjunto”, explica o investigador Brent Foster do Departamento de Radiologia da Universidade Davis na Califórnia, em declarações divulgadas pela instituição num comunicado.

Os investigadores partiram de um pressuposto inicial de que não havia diferenças nas movimentações entre os pulsos de homens e mulheres, mas concluíram que esta tese está errada.

Já se conheciam “diferenças de escala entre homens e mulheres”, mas neste novo estudo foi possível examinar que “as trajectórias dos ossos durante o movimento dos pulsos diferem por género”, como destaca Foster.

“Condições do pulso como o síndrome do túnel cárpico afectam realmente, desproporcionalmente, as mulheres, embora não seja claro porquê”, destaca o investigador Abhijit Chaudhari que integra igualmente o Departamento de Radiologia da Universidade Davis.

O estudo permitiu analisar o movimento dos ossos dos pulsos ao vivo pela primeira vez e “apenas digitalizando cinco movimentos básicos dos pulsos”, foi possível “explicar cerca de 91% das variações entre os indivíduos”, constata Chaudhari.

Esta análise pode ter implicações relevantes, nomeadamente para ajudar a definir futuros tratamento em doenças que afectam os pulsos, como a osteoartrite ou o já referido síndrome do túnel cárpico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …