Pterossauro recentemente descoberto terá sido o último sobrevivente da sua espécie

T.R.T. / Pentland et. al

Ilustração de um Ferrodraco lentoni por T.R.T.

Um pterossauro australiano recém-descoberto é o espécime mais completo já descoberto em Land Down Under. Além disso, poderá ser um dos últimos sobreviventes de um grupo de pterodátilos conhecidos como anhanguerians.

Embora muitas vezes confundidos com uma espécie de dinossauro, os pterossauros eram répteis voadores, ainda que estivessem mais intimamente relacionados com os dinossauros e os seus parentes vivos emplumados do que répteis como crocodilos. As criaturas viveram de cerca de 220 milhões de anos atrás até ao final do Cretáceo, há 66 milhões de anos, quando um asteróide caiu na Terra e matou os dinossauros.

A espécie recém-descoberta foi encontrada numa pedra de ferro na Formação Winton de Queensland e recebeu o nome de Ferrodraco lentoni, de acordo com o artigo publicado este mês na revista especializada Scientific Reports.

Ferro é latim para ferro, referenciando a rocha em que foi encontrado, enquanto draco significa dragão, um nome adequado para um réptil alado. Enquanto isso, Lentoni refere-se ao ex-presidente de Winton Shire, Graham Thomas Lenton, em reconhecimento ao seu apoio ao Museu de História Natural da Era dos Dinossauros da Austrália.

O recém-descrito “dragão de ferro” pode ter sido um dos últimos sobreviventes de um grupo extinto há cerca de 94 milhões de anos. No entanto, as novas espécies podem ter durado até cerca de 90 a 93 milhões de anos atrás, no início da era turoniana. Portanto, parece que o grupo de répteis no ar pode ter sobrevivido durante mais tempo na Austrália do que em qualquer outro lugar.

“Como esse é um dos membros geologicamente mais jovens do clã, estes pterossauros sobreviveram durante mais tempo mais do que se pensava”, disse à IFLScience Adele Pentland, da Universidade de Tecnologia de Swinburne e autora do estudo.

Restos mortais de pterossauros foram encontrados em todos os continentes, mas apenas 15 espécimes foram descobertos até agora na Austrália. Estes geralmente são compostos de meros fragmentos, enquanto o fóssil do Ferrodraco inclui partes do crânio e cinco vértebras da coluna vertebral.

Analisando os restos, os investigadores concluíram que o seu espécime era um membro dos anhanguerians, graças ao formato da mandíbula e dentes pontiagudos. O que a torna uma espécie distinta são características dentárias específicas, como os seus pequenos dentes da frente. A equipa acredita que as asas da espécie teriam atingido os quatro  metros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …