“No fio da navalha.” PSP e GNR denunciam dificuldades na fiscalização

Estela Silva / EPA

GNR com máscara em Ovar

A PSP e a GNR denunciam dificuldades “cada vez maiores” para cumprir a fiscalização durante o estado de emergência devido à “falta de efetivos”.

Os sindicatos da PSP e da GNR vêm reclamando mais efetivos há vários anos, e o combate à pandemia só veio agravar o problema. Às 00h de quarta-feira entra em vigor o sexto estado de emergência e as forças de segurança, que têm de estar na linha da frente durante 24h por dia, denunciam as dificuldades que têm sentido no cumprimento da missão devido à falta de efetivos na frente operacional.

Em declarações ao Público, os presidentes dos dois principais sindicatos das forças de segurança denunciaram as dificuldades “cada vez maiores” que atravessam para cumprir as suas funções.

Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), apontou a falta de homens e mulheres na frente operacional como um dos maiores obstáculos. “Com mais trabalho e mais exigências”, a falta de efetivos “é agora mais grave que nunca”. “Estamos no fio da navalha.”

A PSP conta com cerca de 20 mil agentes, sendo que apenas 60% (cerca de 12 mil) estão na frente operacional. O sindicalista indica que a percentagem deveria rondar os 90%.

Na GNR, as preocupações são semelhantes. “Há muito mais trabalho e menos militares e isso está a prejudicar muito a nossa ação”, disse César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR).

Há cerca de 22 mil efetivos ao serviço, sendo que destes apenas cerca de metade estão no serviço operacional. Os restantes estão a desempenhar “serviço burocrático”, justificou o sindicalista.

Além destas dificuldades, os responsáveis sindicais apontam também o número de efetivos infetados com covid-19, desde o início da pandemia: na PSP, estima-se que sejam cerca de 400 agentes, enquanto que na GNR o número ronda os 480 militares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …