Psiquiatra explica por que não devemos procurar a felicidade

SXC

O psiquiatra Rafael Euba defende que não devemos procurar a felicidade, uma vez que os seres humanos “não foram desenhados” para este estado prolongado e/ou permanente de bem-estar. A sua constante procura pode, segundo defende o especialista, desencadear frustração e insatisfação.

Num artigo publicado no portal The Conversation, Euba, especialista do King’s College London, no Reino Unido, explica que a felicidade é uma mera construção cultural abstrata.

Ao contrário do sofrimento e do prazer, a felicidade não foi associada a nenhuma das áreas do cérebro humano, carecendo por isso de uma “base biológica”, explica o autor.



Euba argumenta que a natureza programou o ser humano para alcançar dois objetivos essenciais: a sobrevivência e a reprodução, “tal como todas as outras criaturas do mundo natural”, sustentou o especialista em declarações ao mesmo portal.

A nível neurológico, o processo de evolução “desencoraja o estado de alegria, já que nos leva a diminuir a nossa proteção contra potenciais perigos para nossa a sobrevivência”.

No seu entender, a natureza demonstra claramente essas prioridades ao fornecer ao nosso cérebro um lobo frontal desenvolvido, favorecendo as nossas habilidades analíticas face à capacidade natural de experimentar a felicidade.

O psiquiatra recorda ainda que os seres humanos são capazes de sentir em simultâneo emoções positivas e negativas que são processadas em partes diferentes do cérebro. “Essa coexistência de prazer e dor com a nossa realidade corresponde melhor” do que a expectativa de felicidade absoluta.

O especialista conclui que, se dedicarmos muito tempo e esforço em procura da felicidade, tentando fugir, em simultâneo, de “qualquer nível de sofrimento”, só iremos conseguir “promover um sentimento de falta e de frustração“.

Assim, o cientista acredita que devemos entender a insatisfação ocasional como parte da nossa essência humana e não como um sinal de fracasso.

Por tudo isto, insiste, “os seres humanos não foram desenhados” para alcançar a felicidade.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Do ponto de vista biológico essa tese ou estudo pode até ter um fundo de razão, mas e as questões espirituais onde entra nessa história? Ou não é relevante? Eu acredito que seja e muito.

  2. Compartilho também desta idéia, pois desde a minha adolescência, comecei a correr em busca da felicidade e tudo o que encontrei foi perda e frustração na vida

    • Pode estar a correr na direção errada! Pare, pense um pouco, veja para onde deve correr e depois retome a sua corrida!

RESPONDER

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …

Armando Vara pôs 1,6 milhões na Suíça e usou offshores para "esconder a origem do dinheiro"

Um inspetor tributário declarou hoje em julgamento que o ex-ministro Armando Vara colocou 1,6 milhões de euros em numerário em contas na Suíça e utilizou sociedades 'offshore' como "tampão" para "esconder ou ocultar" a origem …

Fábio Cardoso vai ser reforço do FC Porto por preço de saldo

O FC Porto chegou a acordo com o Santa Clara para a contratação de Fábio Cardoso. O defesa-central vai custar 2,2 milhões de euros aos cofres portistas. O jogador deverá assinar, esta sexta-feira, um contrato válido …

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas estabelecidas por Bruxelas

A longo prazo, o PRR de Portugal tem mais de 300 metas para cumprir para assim receber 16,6 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu. Após a visita de Ursula Von de Leyen a …

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …

Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C. O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente …

Afinal, o centro do SEF para migrantes irregulares será mesmo em Caxias. Ministério de Cabrita mentiu

O Centro de Instalação Temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) irá ser na prisão de Caxias, em Oeiras, e irá permitir que imigrantes a quem é barrada a entrada em Portugal, ou que …

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …