Provas de aferição substituem exames do 4º ano

O novo Governo quer o regresso das provas de aferição às escolas, cujos resultados não contam para a avaliação dos alunos, depois de ter acabado com os polémicos exames do 4º ano.

Depois do ponto final nos exames do 4º ano impostos pelo anterior Governo, as provas de aferição de Português e Matemática estão de volta às escolas, segundo avança o Jornal de Notícias.

Este modelo de avaliação, praticado anteriormente pelo ministério de Maria de Lurdes Rodrigues, poderá ser anunciado em breve pelo atual ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Além de não contarem para a avaliação final, estas provas não têm um caráter obrigatório, e servem apenas para o ministério perceber se os programas curriculares estão a ser ser cumpridos pelos docentes e assimilados pelos alunos.

Estas provas são assim muito diferentes dos anteriores exames introduzidos pelo ex-ministro, Nuno Crato, que tinham um peso de 30% na avaliação final.

Desde a sua implementação que estes exames foram muito contestados, tanto por encarregados de educação como por docentes.

Esta foi uma das primeiras medidas a ser enterrada no Parlamento depois da entrada do novo Governo, com votos a favor do PS, do PCP, do Bloco de Esquerda, do PEV e do PAN. Apenas o PSD e CDS-PP votaram contra.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.