Centenas protestaram em Lisboa e Porto contra certificado e uso de máscara

José Sena Goulão / Lusa

Centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa e no Porto, este domingo, contra as medidas de prevenção devido à pandemia da covid-19, como o uso obrigatório de máscara e o certificado digital de vacinação.

Em Lisboa, mais de meio milhar de pessoas manifestaram-se em frente à Assembleia da República, numa ação de protesto que teve início no Terreiro do Paço e foi organizada pelo movimento “Acorda Portugal”.

“Não somos gado” e “no meu corpo ninguém toca” foram alguns dos gritos de ordem dos manifestantes, também munidos de cartazes e de bandeiras de Portugal, a maioria deles sem máscara e sem cumprir o distanciamento de segurança.

“Esta história do certificado digital apenas tem como propósito estabelecer uma ditadura e nós opomo-nos a isso. Nós prezamos os direitos humanos. Nós somos humanos. Nós não somos gado”, afirmou à agência Lusa o organizador e porta-voz do movimento, Daniel Leal.

A ação de protesto juntou cerca de 600 pessoas na capital, segundo números avançados pela organização.

No Porto, também algumas centenas de pessoas, quase todas sem máscara, manifestaram-se contra o certificado digital covid-19 e outras medidas anti-pandémicas impostas pelo Governo.

Mobilizados sobretudo nas redes sociais pelo movimento “Acorda Portugal”, os manifestantes concentraram-se durante a tarde na Praça de Leões, descendo depois até à Praça Almeida Garrett, em frente à Câmara Municipal, num percurso de cerca de um quilómetro.

“Saímos à rua para defender a nossa liberdade e contestar a medida do certificado digital covid-19, assim como as medidas que constantemente têm vindo a atropelar a nossa Constituição”, proclamou o movimento na convocatória dos protestos.

O “Acorda Portugal” diz-se um grupo de cidadãos “sem qualquer ligação a partidos políticos” e reclama ter juntado, em apenas dois dias, 10 mil pessoas num grupo de redes sociais”.

No protesto do Porto, os manifestantes empunhavam cartazes com frases como “liberdade, sim; segregação e opressão, não” ou “livres – não voltar atrás”.

Falando perante os manifestantes, Cátia Moura, do mesmo movimento, afirmou que “o que o que está em causa é a liberdade”, não concordando “com medidas completamente opressivas e absurdas”. “Não vão abafar a nossa Constituição”, acrescentou.

Recorde-se que, na semana passada, cerca de 20 médicos e farmacêuticos também se manifestaram numa carta aberta contra a tomada de “medidas extraordinárias de confinamento” para combater a pandemia, alertando que produzem efeitos “mais gravosos” para a sociedade do que a covid-19.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. So quem anda a dormir é que se deixa levar pela “fraudemia” usada como ariete tecnocrático para arrombar os direitos individuais, onde a média e alguns profissionais de saúde depois de se terem vendido por 30 moedas de prata tem colaborado para histéria total.

    • Tens razão. Até ver já morreram mais de quatro milhões de pessoas, e ainda devemos estar a meio do que vocês chamam a “fraudemia”. Os “negacionistas” têm todo o dirito de se contaminar, e contaminar os outros. Mas todos juntos, numa ilha deserta.

  2. Só quem anda a dormir é que deixa levar pelo “negacionismo” usado como ariete conspiratório para arrombar os direitos de todos, onde as redes sociais e uma minoria de profissionais de saúde irrelevantes e com necessidade de protagonismo têm colaborado para a parvoíce total, atrasando o fim da pandemia e o retorno à vida normal para toda a gente.

RESPONDER

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …