Protestos contra o Governo já fizeram pelo menos 18 mortos no Iraque

Murtaja Lateef / EPA

Os protestos anti-governamentais no Iraque já fizeram pelo menos 18 mortos e centenas de feridos nos últimos três dias. Em Bagdade, os principais líderes iraquianos anunciaram o recolher obrigatório.

Desde terça-feira que milhares de iraquianos se manifestam contra a corrupção e a falta de empregos e serviços públicos. Os protestos têm sido reprimidos pelas forças de segurança iraquianas, com um balanço de 18 mortos e centenas de feridos em três dias, segundo a agência France-Presse.

Segundo a agência Reuters, citada pela TSF, onze pessoas foram mortas durante a última noite — sete manifestantes e um agente da polícia na cidade de Nassíria e quatro pessoas em Amara.

A rádio escreve também que, ao início desta quinta-feira, depois de uma reunião entre os principais líderes, foi anunciado o recolher obrigatório em Bagdade. Horas depois deste anúncio, as forças de segurança usaram gás lacrimogéneo contra os manifestantes reunidos numa praça central da capital.

De acordo com um responsável iraquiano, que não quis ser identificado, os protestos anti-governamentais na capital e em várias províncias do sul já fizeram encerrar uma passagem fronteiriça entre o Iraque e o Irão.

Segundo a agência norte-americana Associated Press, o responsável disse que a passagem de Khesro, na província oriental de Diyala, ficará fechada por tempo indeterminado.

A passagem fronteiriça de al-Shib entre os dois países também esteve fechada por algumas horas durante a noite de quarta-feira, adiantou a mesma fonte. Existem nove passagens entre o Iraque e o Irão.

A televisão estatal iraniana atribuiu o encerramento do posto na fronteira à “situação” no país vizinho.

Devastado por conflitos armados nas últimas décadas, o Iraque saiu da sua guerra contra o grupo extremista Estado Islâmico no final de 2017 com uma economia débil e um desemprego de 25% entre os jovens, o dobro da média nacional.

Os órgãos oficiais calculam que desde a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, a corrupção engoliu pelo menos 410 mil milhões de euros, ou seja, quatro vezes o Orçamento de Estado e mais do dobro do produto interno bruto (PIB) do Iraque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …