Protestos contra o Governo já fizeram pelo menos 18 mortos no Iraque

Murtaja Lateef / EPA

Os protestos anti-governamentais no Iraque já fizeram pelo menos 18 mortos e centenas de feridos nos últimos três dias. Em Bagdade, os principais líderes iraquianos anunciaram o recolher obrigatório.

Desde terça-feira que milhares de iraquianos se manifestam contra a corrupção e a falta de empregos e serviços públicos. Os protestos têm sido reprimidos pelas forças de segurança iraquianas, com um balanço de 18 mortos e centenas de feridos em três dias, segundo a agência France-Presse.

Segundo a agência Reuters, citada pela TSF, onze pessoas foram mortas durante a última noite — sete manifestantes e um agente da polícia na cidade de Nassíria e quatro pessoas em Amara.

A rádio escreve também que, ao início desta quinta-feira, depois de uma reunião entre os principais líderes, foi anunciado o recolher obrigatório em Bagdade. Horas depois deste anúncio, as forças de segurança usaram gás lacrimogéneo contra os manifestantes reunidos numa praça central da capital.

De acordo com um responsável iraquiano, que não quis ser identificado, os protestos anti-governamentais na capital e em várias províncias do sul já fizeram encerrar uma passagem fronteiriça entre o Iraque e o Irão.

Segundo a agência norte-americana Associated Press, o responsável disse que a passagem de Khesro, na província oriental de Diyala, ficará fechada por tempo indeterminado.

A passagem fronteiriça de al-Shib entre os dois países também esteve fechada por algumas horas durante a noite de quarta-feira, adiantou a mesma fonte. Existem nove passagens entre o Iraque e o Irão.

A televisão estatal iraniana atribuiu o encerramento do posto na fronteira à “situação” no país vizinho.

Devastado por conflitos armados nas últimas décadas, o Iraque saiu da sua guerra contra o grupo extremista Estado Islâmico no final de 2017 com uma economia débil e um desemprego de 25% entre os jovens, o dobro da média nacional.

Os órgãos oficiais calculam que desde a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, a corrupção engoliu pelo menos 410 mil milhões de euros, ou seja, quatro vezes o Orçamento de Estado e mais do dobro do produto interno bruto (PIB) do Iraque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …