Investigadores identificam as proteínas que causam doenças intestinais

Uma equipa criou uma plataforma de inteligência artificial que identifica as proteínas específicas que permitem que as bactérias infetem os intestinos. O método abre caminho para a criação de drogas inteligentes que irão neutralizar as proteínas e prevenir doenças, sem o recurso a antibióticos.

As doenças intestinais são causadas por bactérias patogénicas que se fixam nas células. Uma vez fixada, a bactéria usa uma espécie de seringa molecular para injetar proteínas, chamadas “efetores”, nas células intestinais.

Os efetores trabalham em conjunto para controlar as células saudáveis. No entanto, os cientistas não sabiam que combinação de proteínas é que quebra os mecanismos de defesa da célula, escreve o Medical Xpress.

Agora, a plataforma de inteligência artificial dos investigadores da Universidade de Tel Aviv identificou novos efetores nas bactérias, que foram testados e validados experimentalmente.

“Neste estudo, tivemos o foco numa bactéria que causa doenças intestinais em ratos, para não atuar diretamente com o patógeno humano”, explica Naama Wagner, autor do estudo.

“A inteligência artificial que criamos sabe como prever efetores numa variedade de bactérias patogénicas, incluindo bactérias que atacam plantas de importância económica. Os nossos cálculos foram possíveis devido a ferramentas avançadas que usam as informações genómicas de um grande número de bactérias”, referiu o especialista.

Tal Pupko, autor do estudo, explica que “as bactérias patogénicas são tratadas com antibióticos”, no entanto, “os antibióticos matam um grande número de espécies de bactérias, na esperança de que as bactérias patogénicas também sejam destruídas”.

Acrescenta ainda que “o uso excessivo de antibióticos leva ao desenvolvimento de bactérias resistentes aos mesmos, um problema mundial que se está a agravar. Entender a base molecular da doença é uma etapa necessária no desenvolvimento de medicamentos mais inteligentes, que não farão mal à população bacteriana do intestino”.

O estudo foi publicado na Science a 12 de março de 2021.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …