Propulsor incrivelmente lento da NASA vai levar asteróides até a lua

A NASA está a trabalhar na próxima geração de propulsores espaciais – e eles vão ser tão fracos quanto eficientes.

A agência espacial norte-americana NASA está a desenvolver um motor iónico completamente novo, que, com uma propulsão incrivelmente lenta, vai levar uma nave a capturar uma rocha no espaço e levá-la para perto da lua, onde os astronautas a poderão estudar.

O desenvolvimento do motor iónico, também chamado motor de Propulsão Eléctrica Solar SEP, está a cargo da Aerojet Rocketdyne, empresa que ganhou um contrato de 67 milhões de dólares para o efeito.

Este novo motor SEP não se destaca por ser poderosíssimo. Pelo contrário, o seu factor diferenciador é a sua eficiência.

Um motor com este tipo de alimentação pode se 10 vezes mais eficiente do que um motor químico de combustão tradicional.

Basicamente, o sistema SEP converte energia solar em energia eléctrica, que é usada para acelerar o motor ionizado a velocidades extremamente altas.

O novo motor SEP irá ser usado na Asteroid Redirect Mission ARM, missão da NASA que deverá arrancar no início da próxima década, que irá testar formas de desviar asteróides de eventuais rotas de colisão com a Terra.

No decorrer da ARM, astronautas a bordo da nave Orion, da NASA, irão identificar um asteróide, e usar um braço robótico para o capturar e colocar em órbita da Lua.

A NASA vê esta missão como um passo importante para aperfeiçoar novas tecnologias actualmente em desenvolvimento, como é o caso destes novos motores iónicos.

A ideia da agência espacial é aumentar o seu conhecimento, tendo em vista uma outra missão – a viagem a Marte, em 2030.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, astrónomos encontraram um exoplaneta sem atmosfera

Nos últimos anos, investigadores descobriram um tesouro de planetas rochosos que orbitam anãs vermelhas, pequenas estrelas com um raio 60% menor que o nosso Sol. Apesar do seu tamanho, estas estrelas são muito ativas - tanto …

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …