Propulsor incrivelmente lento da NASA vai levar asteróides até a lua

A NASA está a trabalhar na próxima geração de propulsores espaciais – e eles vão ser tão fracos quanto eficientes.

A agência espacial norte-americana NASA está a desenvolver um motor iónico completamente novo, que, com uma propulsão incrivelmente lenta, vai levar uma nave a capturar uma rocha no espaço e levá-la para perto da lua, onde os astronautas a poderão estudar.

O desenvolvimento do motor iónico, também chamado motor de Propulsão Eléctrica Solar SEP, está a cargo da Aerojet Rocketdyne, empresa que ganhou um contrato de 67 milhões de dólares para o efeito.

Este novo motor SEP não se destaca por ser poderosíssimo. Pelo contrário, o seu factor diferenciador é a sua eficiência.

Um motor com este tipo de alimentação pode se 10 vezes mais eficiente do que um motor químico de combustão tradicional.

Basicamente, o sistema SEP converte energia solar em energia eléctrica, que é usada para acelerar o motor ionizado a velocidades extremamente altas.

O novo motor SEP irá ser usado na Asteroid Redirect Mission ARM, missão da NASA que deverá arrancar no início da próxima década, que irá testar formas de desviar asteróides de eventuais rotas de colisão com a Terra.

No decorrer da ARM, astronautas a bordo da nave Orion, da NASA, irão identificar um asteróide, e usar um braço robótico para o capturar e colocar em órbita da Lua.

A NASA vê esta missão como um passo importante para aperfeiçoar novas tecnologias actualmente em desenvolvimento, como é o caso destes novos motores iónicos.

A ideia da agência espacial é aumentar o seu conhecimento, tendo em vista uma outra missão – a viagem a Marte, em 2030.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …