Propulsão fotónica poderá levar o Homem a Marte em 3 dias

Futurilla / Flickr

-

Uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um novo sistema de propulsão fotónica, que poderá fazer com que uma viagem a Marte demore apenas três dias.

Com os métodos atuais de propulsão de foguetes, uma viagem a Marte demora cerca de cinco meses. Mas, agora, uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um meio diferente de viajar pelo espaço que não requer nada para além de um feixe de luz.

Chamado de “propulsão fotónica”, exige pouco mais do que uma vela solar de material ultra-leve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital.

A equipa da Universidade da Califórnia recebeu um investimento de 100 mil dólares para iniciar a fase de planeamento e testes do projeto batizado de DEEP-IN (Directed Energy Propulsion for Interstellar Exploration).

A ideia é juntar uma pequena sonda a uma vela solar, orbitar uma matriz de laser e empurrá-la em direção ao seu destino a velocidades muito superiores a qualquer coisa que possamos alcançar nestes dias.

Philip Lubin, líder do projeto, estima que uma sonda que pese poucas centenas de quilos poderia ser acelerada até Marte através deste método em apenas três dias. Desenvolvendo a tecnologia para naves tripuladas, poderá ser possível chegar ao planeta num mês.

Outras inovações

Existem vários estudos sobre métodos de propulsão que nos ajudem a chegar ao Planeta Vermelho mais rápido.

Um método promissor é o propulsor nuclear VASIMR, que abre a possibilidade de uma viagem em apenas 40 dias. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns desafios, principalmente a construção de um reator nuclear capaz de alimentar o conjunto de motores.

Outras ideias um pouco menos prováveis também já foram discutidas, incluindo o famoso conceito do Solar Express, de Charles Bombardier, que poderia teoricamente alcançar algo como 1% da velocidade da luz.

O “motor impossível” EM drive é outra possibilidade, embora necessite de uma violação significativa das leis da física.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quanto a velas poderemos fornecer as necessárias pois em Fátima há muitas e já agora se não houverem voluntários para as viagens há por aí muitos fora da lei pelo mundo fora que poderão ser enviados sem direito a regresso.

  2. Engraçado o facto de como a ficção de há uns anos derepente parece ser ou vir a ser real. E esta do feixe de luz, a ser real, deixa-me curioso o porquê de ser mencionado há decadas nas supostas abduções alienígenas.

RESPONDER

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …