Propulsão fotónica poderá levar o Homem a Marte em 3 dias

Futurilla / Flickr

-

Uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um novo sistema de propulsão fotónica, que poderá fazer com que uma viagem a Marte demore apenas três dias.

Com os métodos atuais de propulsão de foguetes, uma viagem a Marte demora cerca de cinco meses. Mas, agora, uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um meio diferente de viajar pelo espaço que não requer nada para além de um feixe de luz.

Chamado de “propulsão fotónica”, exige pouco mais do que uma vela solar de material ultra-leve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital.

A equipa da Universidade da Califórnia recebeu um investimento de 100 mil dólares para iniciar a fase de planeamento e testes do projeto batizado de DEEP-IN (Directed Energy Propulsion for Interstellar Exploration).

A ideia é juntar uma pequena sonda a uma vela solar, orbitar uma matriz de laser e empurrá-la em direção ao seu destino a velocidades muito superiores a qualquer coisa que possamos alcançar nestes dias.

Philip Lubin, líder do projeto, estima que uma sonda que pese poucas centenas de quilos poderia ser acelerada até Marte através deste método em apenas três dias. Desenvolvendo a tecnologia para naves tripuladas, poderá ser possível chegar ao planeta num mês.

Outras inovações

Existem vários estudos sobre métodos de propulsão que nos ajudem a chegar ao Planeta Vermelho mais rápido.

Um método promissor é o propulsor nuclear VASIMR, que abre a possibilidade de uma viagem em apenas 40 dias. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns desafios, principalmente a construção de um reator nuclear capaz de alimentar o conjunto de motores.

Outras ideias um pouco menos prováveis também já foram discutidas, incluindo o famoso conceito do Solar Express, de Charles Bombardier, que poderia teoricamente alcançar algo como 1% da velocidade da luz.

O “motor impossível” EM drive é outra possibilidade, embora necessite de uma violação significativa das leis da física.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quanto a velas poderemos fornecer as necessárias pois em Fátima há muitas e já agora se não houverem voluntários para as viagens há por aí muitos fora da lei pelo mundo fora que poderão ser enviados sem direito a regresso.

  2. Engraçado o facto de como a ficção de há uns anos derepente parece ser ou vir a ser real. E esta do feixe de luz, a ser real, deixa-me curioso o porquê de ser mencionado há decadas nas supostas abduções alienígenas.

RESPONDER

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …