Propulsão fotónica poderá levar o Homem a Marte em 3 dias

Futurilla / Flickr

-

Uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um novo sistema de propulsão fotónica, que poderá fazer com que uma viagem a Marte demore apenas três dias.

Com os métodos atuais de propulsão de foguetes, uma viagem a Marte demora cerca de cinco meses. Mas, agora, uma equipa de cientistas da NASA está a estudar um meio diferente de viajar pelo espaço que não requer nada para além de um feixe de luz.

Chamado de “propulsão fotónica”, exige pouco mais do que uma vela solar de material ultra-leve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital.

A equipa da Universidade da Califórnia recebeu um investimento de 100 mil dólares para iniciar a fase de planeamento e testes do projeto batizado de DEEP-IN (Directed Energy Propulsion for Interstellar Exploration).

A ideia é juntar uma pequena sonda a uma vela solar, orbitar uma matriz de laser e empurrá-la em direção ao seu destino a velocidades muito superiores a qualquer coisa que possamos alcançar nestes dias.

Philip Lubin, líder do projeto, estima que uma sonda que pese poucas centenas de quilos poderia ser acelerada até Marte através deste método em apenas três dias. Desenvolvendo a tecnologia para naves tripuladas, poderá ser possível chegar ao planeta num mês.

Outras inovações

Existem vários estudos sobre métodos de propulsão que nos ajudem a chegar ao Planeta Vermelho mais rápido.

Um método promissor é o propulsor nuclear VASIMR, que abre a possibilidade de uma viagem em apenas 40 dias. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns desafios, principalmente a construção de um reator nuclear capaz de alimentar o conjunto de motores.

Outras ideias um pouco menos prováveis também já foram discutidas, incluindo o famoso conceito do Solar Express, de Charles Bombardier, que poderia teoricamente alcançar algo como 1% da velocidade da luz.

O “motor impossível” EM drive é outra possibilidade, embora necessite de uma violação significativa das leis da física.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quanto a velas poderemos fornecer as necessárias pois em Fátima há muitas e já agora se não houverem voluntários para as viagens há por aí muitos fora da lei pelo mundo fora que poderão ser enviados sem direito a regresso.

  2. Engraçado o facto de como a ficção de há uns anos derepente parece ser ou vir a ser real. E esta do feixe de luz, a ser real, deixa-me curioso o porquê de ser mencionado há decadas nas supostas abduções alienígenas.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …