Cientistas podem ter descoberto o propósito destes objetos da Idade do Bronze

(dr) Maikel H. G. Kuijpers

Os artefactos em forma de costela (Spangenbarren)

Os europeus da Idade do Bronze podem ter usado artefactos de várias formas como uma forma muito primitiva de moeda. Esses objetos podem até ter sido padronizados em termos de peso e tamanho para minimizar a probabilidade de serem roubados.

Não há evidências de que as primeiras pessoas da Idade do Bronze tivessem um meio preciso para distinguir massas, além do simples gesto de levantar um determinado objeto e tentar adivinhar o seu peso.

Num novo estudo, conta o site Science Alert, investigadores pediram a voluntários para agruparem objetos, de uma amostra de mais de cinco mil artefactos, de acordo com as suas massas, tendo de os pesar apenas com as mãos.

Cerca de 70% dos anéis de bronze estudados eram semelhantes (uma média de 195 gramas), logo, a diferença não era percetível quando pesada com as mãos. E certos objetos podiam ser agrupados devido à sua forma (em forma de costela e de machado).

A análise estatística dos artefactos em forma de costela sugeriu agrupamentos de itens mais pesados e mais leves, talvez refletindo dois níveis diferentes de valor – embora os resultados não fossem tão claros como eram com os anéis.

Tendo em consideração o facto de estes objetos serem geralmente encontrados em grandes grupos, os cientistas sugerem que possam ter sido, na verdade, uma forma muito primitiva de moeda.

“Os euros da pré-história surgiram na forma de anéis, costelas e machados. Estes artefactos do início da Idade do Bronze foram padronizados na sua forma e peso e usados como uma das primeiras formas de dinheiro“, afirmam os autores do estudo publicado,  a 20 de janeiro, na revista científica PLOS ONE.

Os investigadores acreditam que estes sistemas ajudaram a impulsionar o desenvolvimento de pesos e escalas mais precisos para medir adequadamente uma determinada coisa e, portanto, saber quanto poderia valer.

“As origens do dinheiro e a formulação de sistemas coerentes de peso e medição estão entre os desenvolvimentos pré-históricos mais significativos do intelecto humano”, concluem os autores no seu artigo científico.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …