/

Promotores suíços instauram processo contra o presidente da FIFA

Jose Mendez / EPA

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante o 66º Congresso da organização

Promotores suíços instauraram um processo contra o presidente da FIFA devido a uma suposta reunião secreta que Gianni Infantino teve com o procurador-geral daquele país, Michael Lauber.

Na semana passada, Lauber renunciou após um tribunal ter concluído que este encobriu a reunião e mentiu aos supervisores sobre uma investigação acerca da corrupção em torno da FIFA. O último dia de serviço do ainda procurador-geral será a 31 de agosto, avançou esta quinta-feira a BBC Sport.

No mês passado, o promotor especial Stefan Keller foi nomeado para analisar as queixas criminais contra Infantino, Lauber e outros.

Keller encontrou indícios de conduta criminal relacionada às reuniões de Lauber, informou em comunicado a autoridade que supervisiona o Gabinete do Procurador-Geral (OAG). “Isso refere-se a abuso de cargo público, quebra de sigilo oficial, assistência a infratores e incitação a esses atos”, acrescentou.

A OAG disse que tomou nota do desenvolvimento, acrescentando que Lauber fará declarações às comissões parlamentares, se necessário.

A autoridade que supervisiona a OAG referiu que Keller abriu um processo contra Infantino e um promotor público regional envolvido nas reuniões, e que procura a aprovação do parlamento para que a imunidade de Lauber seja suspensa.

A FIFA está sediada na cidade suíça de Zurique.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.