Projeções das televisões apontam para abstenção sem precedentes em Legislativas

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas deste domingo situam-se entre os 35,4% e os 51%.

Às 19:00, hora de encerramento das urnas no Continente e Madeira, a RTP avançou com uma projeção de abstenção entre os 44% e os 49% dos 10.8 milhões de eleitores inscritos – um valor sem precedentes em Eleições Legislativas.

De acordo com a SIC, a abstenção situar-se-á entre os 47,5% e 51% — o que poderia colocar pela primeira vez, em Legislativas, a abstenção em valores superiores aos 50%.

A projeção da TVI, que não contemplava os 1.1 milhões de eleitores residentes no estrangeiro, coloca a abstenção entre os 35,4% e os 39,4%. A CMTV, por seu turno, avança com um intervalo de abstenção entre os 44% e os 48%.

A abstenção, que se situou em 2015 nos 43,07%, tem vindo a subir sucessivamente desde 2009, ano em que se fixou nos 40%.

Costa fala em números “bastante desencontrados”

António Costa já reagiu aos números das projecções sobre a abstenção, considerando que são “bastante desencontrados”. “As estimativas do MAI [Ministério da Administração Interna] apontam para uma ligeira redução da participação”, referiu o líder do PS à chegada do Hotel Altis, o quartel-general dos socialistas nesta noite eleitoral.

Pelo PSD o secretário-geral José Silvano falou da “urgência da reforma ” do sistema político que Rui Rio tanto tem defendido, notando que “apesar da fragmentação partidária, do apelo do Presidente da República e dos líderes para a participação na votação, a abstenção continuou aumentar”.

No Bloco de Esquerda, Joana Mortágua constatou que o aumento da abstenção “tem sido um motivo de preocupação” que se repete nestas legislativas. A deputada bloquista atesta que estes dados “exigem a continuação de uma reflexão” sobre o assunto.

A CDU prefere vincar o trabalho que fez para mobilizar os eleitores, com Pedro Guerreiro, do secretariado do Comité Central do PCP, a destacar que a coligação “está de consciência tranquila” porque “fez tudo o que podia fazer”.

Do lado do CDS, o dirigente Diogo Feio reparou que “o facto de a abstenção estar a aumentar é um desafio para o futuro” e “um elemento de reflexão que os partidos têm de ter”.

Para o PAN a elevada abstenção é “preocupante” e obriga a que se faça um “balanço do que correu menos bem” para “perceber” porque é que os eleitores optam por não ir votar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …