Projeções das televisões apontam para abstenção sem precedentes em Legislativas

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas deste domingo situam-se entre os 35,4% e os 51%.

Às 19:00, hora de encerramento das urnas no Continente e Madeira, a RTP avançou com uma projeção de abstenção entre os 44% e os 49% dos 10.8 milhões de eleitores inscritos – um valor sem precedentes em Eleições Legislativas.

De acordo com a SIC, a abstenção situar-se-á entre os 47,5% e 51% — o que poderia colocar pela primeira vez, em Legislativas, a abstenção em valores superiores aos 50%.

A projeção da TVI, que não contemplava os 1.1 milhões de eleitores residentes no estrangeiro, coloca a abstenção entre os 35,4% e os 39,4%. A CMTV, por seu turno, avança com um intervalo de abstenção entre os 44% e os 48%.

A abstenção, que se situou em 2015 nos 43,07%, tem vindo a subir sucessivamente desde 2009, ano em que se fixou nos 40%.

Costa fala em números “bastante desencontrados”

António Costa já reagiu aos números das projecções sobre a abstenção, considerando que são “bastante desencontrados”. “As estimativas do MAI [Ministério da Administração Interna] apontam para uma ligeira redução da participação”, referiu o líder do PS à chegada do Hotel Altis, o quartel-general dos socialistas nesta noite eleitoral.

Pelo PSD o secretário-geral José Silvano falou da “urgência da reforma ” do sistema político que Rui Rio tanto tem defendido, notando que “apesar da fragmentação partidária, do apelo do Presidente da República e dos líderes para a participação na votação, a abstenção continuou aumentar”.

No Bloco de Esquerda, Joana Mortágua constatou que o aumento da abstenção “tem sido um motivo de preocupação” que se repete nestas legislativas. A deputada bloquista atesta que estes dados “exigem a continuação de uma reflexão” sobre o assunto.

A CDU prefere vincar o trabalho que fez para mobilizar os eleitores, com Pedro Guerreiro, do secretariado do Comité Central do PCP, a destacar que a coligação “está de consciência tranquila” porque “fez tudo o que podia fazer”.

Do lado do CDS, o dirigente Diogo Feio reparou que “o facto de a abstenção estar a aumentar é um desafio para o futuro” e “um elemento de reflexão que os partidos têm de ter”.

Para o PAN a elevada abstenção é “preocupante” e obriga a que se faça um “balanço do que correu menos bem” para “perceber” porque é que os eleitores optam por não ir votar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …