Lei britânica é inédita no mundo: mais ninguém terá “password” como password.
Para evitar mais ciberataques, circulam a partir deste mês novas leis online no Reino Unido, com vista a aumentar a confiança e segurança dos consumidores na compra de produtos.
Palavras-passe fáceis de adivinhar, como “admin” ou “12345“, duas das mais comuns entre os britânicos — além da password… “password“. Todas estas encontram-se proibidas desde esta segunda-feira no âmbito daquela que é, segundo o Sky News, a primeira legislação mundial de proteção contra os ciberataques.
Caso um utilizador tente utilizar uma destas passwords básicas, ser-lhe-á pedido que a altere aquando da criação de uma nova conta.
As mudanças fazem parte do regime de Segurança dos Produtos e Infraestruturas de Telecomunicações (PSTI), concebido para melhorar a resistência do Reino Unido aos ciberataques e garantir que as interferências malignas não afetam a economia britânica e mundial em geral.
Os fabricantes de qualquer dispositivo com ligação à Internet passaram esta semana a ser obrigados a aplicar normas mínimas de segurança e a publicar os dados de contacto para que as falhas e os problemas possam ser comunicados e resolvidos e informar os consumidores sobre o prazo mínimo para receberem atualizações de segurança importantes.
“A partir de hoje, os consumidores terão mais tranquilidade para saber que seus dispositivos inteligentes estão protegidos contra criminosos cibernéticos. Estamos empenhados em tornar o Reino Unido o lugar mais seguro do mundo para estar online e estes novos regulamentos marcam um salto significativo em direção a um mundo digital mais seguro”, disse o ministro da tecnologia e ciência Viscount Camrose.
Só no espaço de uma semana, uma casa com vários dispositivos ligados à Internet pode estar exposta a mais de 12 mil ataques informáticos — são cerca de 2684 tentativas de adivinhar palavras-passe, de acordo com uma investigação da Which.
As palavras-passe mais utilizadas no Reino Unido no ano passado foram mesmo óbvias, segundo a lista do NordPass:
- 123456
- password
- qwerty
- liverpool
- 123456789
- arsenal
- 12345678
- 12345
- abc123
- chelsea