//

Programador mostra como é sofrer de dislexia

UGL_UIUC / Flickr

-

O programador Victor Widell decidiu mostrar através de uma página web a sensação de como é sofrer de dislexia, uma perturbação que afeta sobretudo a leitura e a escrita.

Para todos aqueles que já pensaram como será ser disléxico e quais as dificuldades que isso acarreta, Victor Widell decidiu dar uma ajuda.

O programador desenvolveu uma página que simula as dificuldades habituais sentidas por uma pessoa que sofre de dislexia e, como seria de esperar, é bem mais difícil do que parece.

De acordo com o Quartz, Widell teve esta ideia em 2013, enquanto estava numa conferência sobre desenvolvimento de software, e uma amiga, que sofre de dislexia, lhe disse que as letras “estavam a saltar de um lado para o outro”.

“Uma amiga que tem dislexia descreveu-me o que sente quando está a ler. Ela consegue ler, mas é preciso muita concentração e parece que as letras saltam de um lado para o outro“, começa por dizer no texto.

As letras de cada palavra estão constantemente a mudar de posição e, portanto, uma frase tal como “I remember reading” pode alterar-se para “I reremmebed rieandg”, “I rreeeemmbd rnadieg” ou muitas outras variações.

Github / Victor Widell

-

Widell optou por manter a primeira e última letra de cada palavra no respetivo lugar para não tornar a leitura totalmente impercetível, um fenómeno conhecido por “typoglycemia”.

A dislexia é uma perturbação da aprendizagem que afeta a leitura e a escrita e tanto pode ocorrer com letras como com números.

O Quartz desenvolveu uma opção que permite aplicar esta ideia em qualquer página da Internet. Para isso, basta arrastar a opção “Dyslexia” que se encontra no artigo e colocá-la na barra de favoritos.

Sempre que quiser sentir a frustração de uma pessoa disléxica numa determinada página, basta clicar no marcador e os resultados são imediatos.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.