Programador mostra como é sofrer de dislexia

UGL_UIUC / Flickr

-

O programador Victor Widell decidiu mostrar através de uma página web a sensação de como é sofrer de dislexia, uma perturbação que afeta sobretudo a leitura e a escrita.

Para todos aqueles que já pensaram como será ser disléxico e quais as dificuldades que isso acarreta, Victor Widell decidiu dar uma ajuda.

O programador desenvolveu uma página que simula as dificuldades habituais sentidas por uma pessoa que sofre de dislexia e, como seria de esperar, é bem mais difícil do que parece.

De acordo com o Quartz, Widell teve esta ideia em 2013, enquanto estava numa conferência sobre desenvolvimento de software, e uma amiga, que sofre de dislexia, lhe disse que as letras “estavam a saltar de um lado para o outro”.

“Uma amiga que tem dislexia descreveu-me o que sente quando está a ler. Ela consegue ler, mas é preciso muita concentração e parece que as letras saltam de um lado para o outro“, começa por dizer no texto.

As letras de cada palavra estão constantemente a mudar de posição e, portanto, uma frase tal como “I remember reading” pode alterar-se para “I reremmebed rieandg”, “I rreeeemmbd rnadieg” ou muitas outras variações.

Github / Victor Widell

-

Widell optou por manter a primeira e última letra de cada palavra no respetivo lugar para não tornar a leitura totalmente impercetível, um fenómeno conhecido por “typoglycemia”.

A dislexia é uma perturbação da aprendizagem que afeta a leitura e a escrita e tanto pode ocorrer com letras como com números.

O Quartz desenvolveu uma opção que permite aplicar esta ideia em qualquer página da Internet. Para isso, basta arrastar a opção “Dyslexia” que se encontra no artigo e colocá-la na barra de favoritos.

Sempre que quiser sentir a frustração de uma pessoa disléxica numa determinada página, basta clicar no marcador e os resultados são imediatos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens. O par NGC 5394 e NGC …