/

Empresa anuncia programa que localiza carros em tempo real (e quer vender os dados para fins militares)

Uma empresa norte-americana, que já vendeu serviços às forças armadas dos EUA, está a anunciar um programa que determina as localizações em tempo real de carros específicos em quase qualquer lugar do planeta.

De acordo com um documento, a The Ulysses Group afirma que o processo é desenvolvido através de dados recolhidos e enviados pelos próprios carros e pelos seus componentes.

“A Ulysses pode fornecer aos clientes a capacidade de localizar geograficamente veículos em quase todos os países, exceto na Coreia do Norte e em Cuba, quase em tempo real”, pode ler-se no documento.

Refere ainda: “atualmente, podemos ter acesso a mais de 15 mil milhões de localizações de veículos em todo o mundo todos os meses”.

Embora a empresa tenha dito ao Motherboard que para já não vendeu o programa ao Governo dos EUA, destaca o alcance da tecnologia de rastreamento de carros e o facto de os dados de localização não interessarem apenas às seguradoras e às finanças, mas também a membros do Governo que desejam ter acesso aos dados para fins de inteligência e vigilância.

Segundo o Motherboard, os consumidores não estão cientes de que os fabricantes de automóveis e de equipamentos originais incluem muitas vezes sensores em peças do veículo que recolhem informações e, em seguida, transmitem esses dados de volta para a empresa produtora. As empresas agregadoras também compram ou obtêm essas informações.

“Os dados de localização do veículo são transmitidos numa base constante e quase em tempo real enquanto o veículo está a operar”, diz o documento.

O relatório sugere especificamente que esta tecnologia pode ser usada para operações militares. “Acreditamos que este atributo irá aumentar a inteligência militar e as capacidades operacionais, bem como irá reduzir os custos e a pegada de risco dos ativos ISR [inteligência, vigilância, reconhecimento]”.

Incluído no documento está um mapa que mostra a localização aparente de veículos espalhados pela Rússia, Ucrânia e Turquia, incluindo ao longo da fronteira com a Síria. Uma secção de texto ao lado do mapa afirma que o acesso de dados da The Ulysses Group permite que os clientes “analisem alvos”.

A porta-voz do gabinete do senador Ron Wyden disse ao Motherboard, através de num comunicado, que este é um “setor duvidoso” e que “sabe-se muito pouco sobre como as informações privadas estão a ser compradas e vendidas. O senador Wyden está a conduzir uma investigação sobre a venda de dados pessoais”.

A Ulysses é uma empresa de vigilância com sede em Charleston, na Carolina do Sul, que também diz oferecer tecnologia de intercetação, gravadores de vídeo ocultos e treino militar.

A empresa já teve um contrato com o Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM), embora num âmbito diferente.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.