Professor de Leiria cria software que está a ser testado em Hollywood

SXC

O investigador do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) Nuno Fonseca desenvolveu um novo software para processamento de áudio que está a ser testado em seis estúdios de Hollywood, uma tecnologia que considera ser uma mais-valia para as grandes produções cinematográficas.

“Essencialmente, o que eu fiz foi agarrar em conceitos que, hoje em dia, já são extremamente usados em computação gráfica e efeitos visuais para cinema, que são os chamados sistemas de partículas“, afirmou Nuno Fonseca, explicando que estes sistemas permitem “criar um número enorme de pequenos elementos” para gerar “chuva, pó, fumo ou fogo”.

O docente do IPL adiantou que o trabalho que desenvolveu passou por “utilizar os mesmos conceitos”, mas aplicando-os na área do som, conseguindo, dessa forma, “criar milhares de sons ou até milhões de sons em simultâneo“.

“Ao fazer esta transição entre uma tecnologia que era utilizada em imagem – e que é até bastante utilizada também em cinema – e ao aplicá-la no domínio do som, passa a ser uma ferramenta completamente nova”, declarou, considerando que abre oportunidades para quem “trabalha o som a nível de cinema”, que atualmente “continua a ser um trabalho manual”.

“Se eu quiser fazer, por exemplo, uma cena de uma batalha, tenho que ir buscar meia dúzia de sons e andar a colocá-los um a um. Com esta ferramenta, posso criar uma cena de uma batalha e dizer que quero criar 50 mil sons espalhados por um quilómetro quadrado e, automaticamente, o sistema trata de tudo isso, criando um efeito completamente diferente do que manualmente estar a tentar criar esse mesmo som”, exemplificou.

O docente no departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia salientou que, “do ponto de vista de cinema, isto é algo que interessa especialmente às grandes produções cinematográficas”.

“Ou seja, quanto maior for a produção cinematográfica mais interessa este software”, disse Nuno Fonseca, referindo que em filmes como “Guerra das Estrelas” ou “Senhor dos Anéis”, que “envolve cenários e cenas épicas com muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo, este software é muito mais interessante” do que, por exemplo, num filme mais intimista.

Numa nota de imprensa, o Politécnico de Leiria adianta que a nova tecnologia “está a ser testada em seis estúdios de Hollywood, nomeadamente 20th Century Fox, Disney, Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal e Warner Bros“.

“Está a ser testado porque interessa-me receber o feedback dos profissionais de Hollywood sobre o software, que funcionalidades eles gostariam de ver acrescidas”, declarou Nuno Fonseca, acrescentando que numa segunda fase “muito provavelmente” irá criar uma versão comercial da tecnologia.

Segundo a mesma nota de imprensa, uma outra característica desta tecnologia “é a sua capacidade para tirar partido dos sistemas mais recentes de som para cinema, como o Dolby Atmos ou o Auro-3D, alguns dos quais ainda não chegaram às salas de cinema portuguesas”, referindo que, “além da sua aplicação na área cinematográfica, o software está atualmente a ser testado por outras organizações, incluindo a Playstation Santa Monica Studios, a BBC, a Turner Broadcasting, a RadioFrance e a Universidade de Stanford“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …